Ally Condie - Destino

Destino
Título original: Matched
Editora: Suma de Letras
Páginas: 240
Avaliação: 
Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade. Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.


Destino é o 1º livro de uma trilogia de mesmo nome, cujo segundo volume, Crossed, será publicado nos Estados Unidos este ano, 2011. Para começar, vamos analisar ambos os títulos. Mas, para isso, temos de ir primeiro à história: em um futuro distante, a Sociedade decide com quem você vai casar, o que você come, qual será sua profissão e quando você irá morrer. Inserida neste meio controlador, mas aceito, está Cassia Reyes, uma garota que acaba de receber o anúncio de que seu Par é justamente seu melhor amigo, Xander, o que é um evento raro. O conflito que surge é Cassia sofrendo uma atração por alguém que não devia: Ky, um conhecido de sua rua, quando deveria entregar seu coração única e exclusivamente a Xander. Devido ao amor que nasce, Cassia descobre que deverá lutar contra a Sociedade para ficar com aquele de quem realmente gosta. O título Destino é bem sugestivo e mantêm-se fiel à ideia central do livro: a Sociedade controlando sua vida, suas decisões, seu futuro, mas o original, que é MatchedCombinados, leva muito mais em conta a original história que a escolha brasileira. Depois de uma sinopse dessas, qualquer leitor acostumado a obras vampíricas, de lobisomens, fadas e qualquer outra criatura sobrenatural logo se empolga. Porque não é todo dia que surge algo diferente do habitual nas prateleiras. E penso que, devido à toda essa euforia para ler Destino por simples e puro interesse, você acaba tendo muitas expectativas do tipo: oh, essa história deve ser brilhante! Mas não é. E justamente por isso acaba DETESTANDO o livro.

Destino têm uma narrativa arrastada, quase não acontece nada durante os capítulos porque eles são o que são: cotidiano. Parece que a autora empolgou-se com seu novo mundo e resolveu trabalhar apenas as características dele, esquecendo de adicionar conflitos que prenderiam o leitor à obra. O amor que nasce entre Cassia e Ky não cativa e a história de ambos é tão monótona e desprezível quando a tentativa da protagonista de mudar o mundo em que vive, apenas após ler um poema! É, eu sei. Vocês terão de ler o livro para entender essa. No fim, Destino não é um dos livros que entrará para minha estante de favoritos. Ele têm momentos legais SIM, mas os momentos ruins têm vantagem por seu maior número.