Álbum da Semana #2: Femme Fatale, da Britney Spears

Oi, gente!
Hoje é quinta-feira, e tal como o prometido, quatro resenhas musicais serão publicadas das 18:00 até as 21:00, e Femme Fatale, sétimo disco de estúdio da princesa do pop, é o primeiro da lista...
Lançado no início deste ano, FF é um álbum dance totalmente diferente de tudo que Spears já trabalhou em seus álbuns anteriores... A batida está mais ousada, ela sabe o que está fazendo, e amadureceu após a fase de baladinhas sem sal e hits medianos que a assombram desde Britney (2001) até Circus (2008).
Então, vamos à resenha?
Têm gente que gosta de analisar o disco como um todo, mas eu vou no tradicional faixa-por-faixa...
01. Till' the World Ends: É o segundo single e a primeira faixa do disco. Till' the World Ends têm aquele refrão chiclete sem uma letra própria que definitivamente deixa o ritmo remanescente em sua mente após a música acabar. Não é minha preferida, mas está entre a lista de hits do disco. (0 a 5): 4
02. Hold It Against Me: Hold It Against Me é a segunda faixa e foi escolhida como o single abre-alas do disco. É uma das raríssimas músicas que desaceleram no refrão e, ainda por cima, não deixam a peteca cair da metade para a frente, simplesmente por manter a mesma batida, durante todo o tempo, e dar preferência à voz metalizada (nosso velho amigo Auto-Tune novamente!) e aguda de Spears. Uma das minhas preferidas. (0 a 5): 5
03. Inside Out: Ao lado de Trip To Your Heart, a canção Inside Out é uma das músicas mais próximas de baladas românticas que temos em todo o Femme Fatale. Se a música fosse um pouco mais lenta e desse mais destaque aos vocais de Spears, ficaria melhor. Mas ainda assim não é ruim. Só que ela é capaz de fazer melhor que isso... (0 a 5): 4
04. I Wanna Go: Após ouvir mais algumas vezes e me acostumar com os versos sem sentido e incertos sobre qual ritmo seguir, descobri que I Wanna Go não foi feita para se analisar. Apenas feche os olhos, esqueça frases como "já me disseram com quem eu deveria fazer; manter ambas as mãos sobre o cobertor" e deixe-se levar. (0 a 5): 4
05. How I Roll: Após toda a agitação espontânea e diabólica de Till' the World Ends até I Wanna Go, abre-se a segunda parte do Femme Fatale, iniciando pelo leve pop relaxante e, ao mesmo tempo, animado de How I Roll. Bem orquestrada e planejada do início ao fim, a canção não possui quaisquer pontos baixos. (0 a 5): 5
06. (Drop Dead) Beautiful (Feat. Sabi): (Drop Dead) Beautiful segue a linha de Till' the World Ends e Hold It Against Me, e parece estar perdida, deslocada, nesta segunda linha do disco, composta por faixas menos agressivas e apelativas. Perde um pontinho apenas pela má escolha de colocação na tracklist, mas, com relação aos vocais agudos e brincalhões de Spears, e aos ásperos e divertidos (embora um pouco forçados) de Sabi, a música é legal. (0 a 5): 4
07. Seal It With A Kiss: Voltamos ao pop simples e calmo de How I Roll, após um leve susto com (Drop Dead) Beautiful. A música não traz nada de novo, não é ruim, mas é rapidamente esquecível. Não sei, mas me deu a impressão que a batida ficou mais alta que a voz da cantora na mixagem final... (0 a 5): 4
08. Big Fat Bass (Feat. will.i.am): Uma das piores músicas que já ouvi atende pelo nome de Big Fat Bass. Eu poderia fazer uma resenha especial para ela, mas vou resumir com uma curta frase: deviam tê-la colocado na edição de luxo e deixado Up N' Down ou He About to Lose Me ocupar seu lugar. (0 a 5): 1
09. Trouble For Me: Segue a mesma linha de Seal It With A Kiss. É boa, e também esquecível, embora eu tenha gostado mais. (0 a 5): 4
10. Trip To Your Heart: Da primeira vez que ouvi, pude afirmar com certeza que era uma das piores de todo o Femme Fatale, mas, após analisá-la com mais calma, e perceber que o intuito não era criar uma balada, mas sim um pop baixo, relaxante e preguiçoso, gostei. Só que isso pode ser perigoso... Não se deve levar a pessoa a pensar que escutará uma coisa e, no refrão, fazê-la ouvir algo totalmente diferente do esperado! Muitos podem ter uma reação diferente da minha. (0 a 5): 3
11. Gasoline: Se não fosse por (Drop Dead) Beautiful, eu declararia Gasoline a mais divertida do disco... Pode ser estranha e esquecível de início, mas, vão por mim, depois melhora! Não se torna algo viciante a ponto de estar entre as melhores do FF, principalmente porque toda a graça está no fim, mas a letra contêm uma certa vulnerabilidade que faz você gostar dela, mesmo com a batida não sendo lá aquelas coisas. (0 a 5): 3
12. Criminal: Antes de ouvir Criminal, Hold It Against Me era minha preferida. Mas então o suave som das flautas bateu em meus ouvidos em cheio, e foi paixão na certa. Não sei porque, mas a batida me lembra dos contos dos Irmão Grimm, As Crônicas de Nárnia, carvalhos e do outono (???). Acreditem, também não tentei entender a mim mesmo. Resumindo, Criminal têm uma letra original, "perigosa" e fácil de acompanhar. Além disso, ainda conta uma clássica história... Super recomendada! (0 a 5): 5
13. Up N' Down: É um daqueles casos em que os versos inferiores são melhores que o próprio refrão (embora este não seja ruim). Nada de especial: não serve para ser lançada como single, nem para ser ouvida várias vezes sem se tornar cansativa. Apenas uma adição indiferente, mas necessária, na tracklist. (0 a 5): 3
14. He About to Lose Me: A melhor das faixas bônus! Toda a música é impecável, não exagera nos tons, não se mantêm muito baixa, e o refrão vicia logo na primeira vez que você o escuta. Uma das minhas preferidas de todo o FF! (0 a 5): 5
15. Selfish: Hum... O que dizer de Selfish? Não sou muito fã dela? Para mim, não teria feito diferença se nem tivesse sido posta nas faixas bônus. Devia substituir Scary como bônus japonês. (0 a 5): 2
16. Don't Keep Me Waiting: Eu quase caí pra trás quando ouvi um leve traço de rock puro no meio de tanto pop, pop/rock e pop/indie. Apenas o refrão é memorável, mas ele é capaz de reparar, por si mesmo, todo o resto da música. Embora ofusque os outros versos, porque você fica a todo tempo esperando pelo Don't keep me waiting, my body's waiting 2x, que percebe que nem está escutando qualquer outra coisa além disso. (0 a 5): 3
17. Scary: Scary é divertida. Apenas. E vale ressaltar os sons extra-terrestres que preenchem a música. Demais! (0 a 5): 3
No fim, Femme Fatale recebe, também de 0 a 5, a nota 3. Não é o melhor álbum dela (este cargo pertence à Blackout, de 2007), mas isso não significa que esteja na mesma linha que o mediano In The Zone, de 2004.

2 comentários:

Stefanie Holz disse...

Selinho pra você lá no blog ;)
http://mundodassombraslivros.blogspot.com/

Victor disse...

depois de ler a resenha deu vontade de baixar mais músicas do album da Neide!!!!!