Selena Gomez & The Scene - When the Sun Goes Down


Depois de Britney Spears (Femme Fatale), Demi Lovato (Unbroken) e Adele (21), chegou a vez de avaliar o terceiro disco de estúdio da banda Selena Gomez & The Scene, When the Sun Goes Down, outro da interminável safra musical de 2011, lançado em agosto deste ano. O álbum da estrela adolescente da Disney (Os Feiticeiros de Waverly Place) é totalmente pop, sem baladas, contra-baladas, traços de rock ou qualquer outro estilo. Têm músicas nada inovadoras, mas divertidas, e como base a aventura de ser um adolescente, sair para as baladas, conhecer pessoas, tomar novos ares, se soltar...
01. Love You Like a Love Song: Com uma batida que me lembra, estranhamente, as batidas de um coração, Love You Like a Love Song e seus sons graves e eletrônicos trazem o que há de melhor no pop da atualidade, com versos que não se preocupam em fazer sentido, e um refrão que só expressa isso ainda mais. É uma música despreocupada, que surgiu naturalmente (não da mente de Gomez, certamente), e que, para mim, é a alma de todo o When the Sun Goes Down, embora não seja a melhor. A mixagem, digamos, mediana, contribuiu um pouco para isso... (0 a 5): 3


02. Bang Bang Bang: Bang Bang Bang segue a linha de sua antecessora, Love You Like a Love Song. Aqui encontramos os mesmos traços: pop eletrônico, letra despreocupada e temática leve, adolescente. Decerto o intuito não era criar uma obra de arte, mas apenas algo voltado para a diversão do ouvinte (algo em que conseguiram até mesmo errar), e é  violentamente inferior ao resto do álbum no quesito vocais. Muito fracos. (0 a 5): 2
03. Who Says: Primeiro single e uma das melhores de todo o When the Sun Goes Down, a faixa Who Says canta sobre a beleza interior, acreditar em seu potencial, provar-se para si mesmo, não para os outros, e, acima de tudo, ser feliz. A letra e a melodia também ajudam a trazer todas essas reflexões à tona, por ser leve e descontraída, mas não tão lenta a ponto de ser considerada uma balada. Provavelmente algo que sairia da trilha sonora de um filme bem água-com-açúcar à là Sessão da Tarde. Mas espera! Isso é verdade. Bem, eu ainda não vi Monte Carlo (nem pretendo), mas, devido a críticas espalhadas por toda a internet, não devo estar errado. (0 a 5): 3
04. We Own the Night (Feat. Pixie Lott): De início já fiquei eufórico para ouvir We Own the Night, principalmente porque trazia como parceria minha cantora predileta, Pixie Lott! Fiquei um pouco desapontado, porque a voz da Pixie quase não aparece (ela só faz backing-vocal), e os vocais da Selena não são tão... Favoráveis à mesma neste. O estilo da música só não contribuiu para ela, mas com relação à letra e à canção em si, não tenho nada a reclamar. (0 a 5): 3
05. Hit The Lights: Tenho a tendência a não gostar muito de músicas em que o cantor começa a cantar logo no primeiro segundo, e com Hit The Lights não foi bem diferente. Nesta Selena fala sobre libertar-se da prisão que é o cotidiano, fazer coisas inesperadas... Bem, ela podia ter se libertado um pouco menos. Digamos que ela tentou alcançar notas mais altas e não saiu bem o que eu esperava ouvir... Gomez, você não é Christina Aguilera. Viva com isso. (0 a 5): 2
06. Whiplash: Com certeza, a pior de todas. Foi escrita por Britney Spears, então, o que esperar? Desculpe-me, Spears. Você é quase boa cantando, mas compondo?? Melhor deixar isso para outros como Ryan Tedder ou Kesha Sebert. Batida exagerada e incômoda, em que quase não se ouve a voz de Selena, e o mesmo com a letra. Sério, quem canta algo como Oh, não olhe para trás. Acho que vamos cair e bater a cabeça, bater a cabeça, bater a cabeça!? (0 a 5): 1
07. When the Sun Goes Down: Se não fosse por Whiplash, a faixa-título, When the Sun Goes Down, seria a pior de todas do álbum. Melodiazinha medíocre, fraca e nada original (o que esperar de uma composição de Gomez?), com batida forçada e que parece ter sido retirada diretamente de outras como Whiplash e Bang Bang Bang, o que não contribui muito para seu status. (0 a 5): 1
08. My Dilemma: Após os fiascos Hit The Lights, Whiplash e When the Sun Goes Down, o álbum dá uma guinada (não tão grande assim), com My Dilemma. Assemelha-se à composições de Max Martin (compositor quase exclusivo de Britney Spears), e o refrão, que é chiclete como Love You Like a Love Song, ajuda a música a ganhar alguns pontinhos. Nada especial, como tudo no When the Sun Goes Down, mas certamente uma das mais notáveis. Dentro dos padrões deste disco. (0 a 5): 3
09. That's More Like It: Mesmo caso de My Dilemma. Boa nos padrões do álbum, mas, se fosse lançada como um single, certamente seria boicotada pela crítica especializada. That's More Like It têm uma letra singular com relação ao resto do disco e que não devia ser cantada por uma adolescente pink como Selena Gomez. Ficaria melhor na voz de qualquer outra artista pop da atualidade, se a batida fosse mais explorada e tivesse um ar meio sexy. Mas é claro que Gomez não foi por esse caminho. Afinal, ela ganha bem na Disney, certo? (0 a 5): 3
10. Outlaw: Definitivamente está na linha das melhores. Outlaw têm uma letra até mesmo um pouco adulta, e os vocais de Selena encaixaram-se perfeitamente no que a batida da música pedia: não tão altos, não tão baixos. Medianos, e tentando misturar-se ao som eletrônico, mas não entregando-se completamente. Poderia ser minha preferida, mas, por alguma razão, não a é. (0 a 5): 3
11. Middle of Nowhere: Middle of Nowhere praticamente fecha o disco (desconsiderando o fiasco que é Dices). Tornou-se minha preferida simplesmente por ser diferente de todo o álbum, que têm letras leves, divertidas e adolescentes. Aqui Selena é largada no meio de lugar nenhum, com o coração partido e chorando pelo amor perdido e, embora ainda seja animada e definitivamente não uma balada ou contra-balada, Middle of Nowhere acerta na maior parte do tempo, pecando apenas durante o refrão, que poderia ser melhor acústico e com vocais mais altos (bem, falamos de Selena Gomez, então isso com certeza não estava nos planos). Se fosse uma balada, poderia até mesmo ganhar um total. (0 a 5): 3
12. Dices: Versão espanhola de "Who Says". Gomez, você não é uma cantora. Desista! E nunca, mas nunca mais, faça uma versão espanhola de uma de suas músicas medianas. Só vai fazê-las ficarem mais medianas ainda. (0 a 5): 0
É, agora que percebo, não dei sequer um 4. E não fiz de propósito. When the Sun Goes Down é um disco fácil de ser avaliado, e no sentido ruim. Você é capaz de enxergar erros em tudo, praticamente, e a voz de Gomez e algumas letras inusitadas não ajudam muito na pontuação final, que é, de 0 a 5, 2.
A seguir...
Última resenha musical da rodada

Segunda parte da resenha de A Fúria dos Reis, de George R. R. Martin

E...
PROMOÇÃO DE FÉRIAS!!
A SER ANUNCIADA...

E não esqueçam de dar uma olhada no Weekend's Music Hot Airplay, que está atualizado.
Não deixem de comentar!!

C U Really Soon,
VDC

3 comentários:

Igor disse...

Nossa! Você foi muito crítico em relação ao álbum "When The Sun Goes Down"! A maior intenção do álbum era divertir seu público e a Selena Gomez conseguiu alcançar essa meta de forma devida! Mas já era de se esperar lançando um álbum por ano!

Igor disse...

Nossa! Que crítico você, heim?

Victor disse...

aiiiii vc acabou com o WTSGD!!!! ele ñ é tão ruim assim como vc falou é o melhor album q ela já lançou (mesmo meu preferido sendo o primeiro album dela o Kiss & Tell) e mostra um lado dela beeeeemm pop dancee!!!a unica música q ñ me agradou do disco foi That's More Like It (Katy Perry trabalhou melhor em Rock God do q nessa)!!!