Carrie Ryan - A Floresta de Mãos e Dentes

A Floresta de Mãos e Dentes
Título: A Floresta de Mãos e Dentes

Autor(a): Carrie Ryan
Editora: Underworld
Gênero: Terror/ Zumbis
Nº de Páginas: 298
Ano: 2011
Avaliação: 
Skoob
O mundo de Mary é um mundo de verdades simples. A Irmandade sempre sabe o que é melhor. Os Guardiões protegem a todos. Os Esconjurados jamais descansam. E você deve sempre tomar cuidado com a cerca que percorre o perímetro do vilarejo; a cerca que protege o vilarejo da Floresta de Mãos e Dentes. Mas, lentamente, as verdades de Mary estão se desintegrando. Ela está aprendendo coisas que nunca quis saber a respeito da Irmandade e seus segredos, dos Guardiões e seu poder, e dos Esconjurados e seu desespero. Quando a cerca é violada e seu mundo é atirado no caos, Mary deve escolher entre sua vila e seu futuro - entre seu amado e o homem que a ama. E ela deve enfrentar a verdade a respeito da Floresta de Mãos e Dentes. Pode existir vida em um mundo cercado por tanta morte?

Imagine um mundo onde os mortos-vivos se apossaram da população humana, reduzindo seus números significativamente e provocando um banho de sangue, morte e desespero? Imagine este mesmo mundo gerações depois, com os sobreviventes ainda lutando a cada dia que passa, tentando ajudar uns aos outros, viver em harmonia, perpetuar a espécie... Agora imagine que estes únicos sobreviventes estão situados numa aldeia no meio de lugar nenhum, cercados pela Floresta de Mãos e Dentes, a única coisa que os protege dos Esconjurados (mortos-vivos) do lado de fora, sendo uma cerca, que circunda todo o perímetro. Mary nasceu nesse mundo. Ela não conhece nada a não ser a pequena e obsoleta cidadela onde nasceu, dominada pelas Irmãs, que ditam as regras do lugar, e guardada pelos Guardiões, que tentam ao máximo restaurar brechas nas cercas e afastar os Esconjurados da mesma. Mary é desafiadora, e sonha com o dia em que conhecerá o oceano... Uma grande extensão de água, intocada pelos Esconjurados, um lugar que está sempre presente nas histórias que a mãe conta.
Mas sua vida segura do lado de dentro da cerca está prestes a mudar...
De repente, toda a sua existência perde o sentido. Ambos os pais são perdidos para os Esconjurados, o irmão Jed a abandona com as Irmãs, e ela descobre que Travis, sua grande paixão desde a infância, se casará com Cassandra, sua melhor amiga... É neste pequeno mundo cercado por cercas e pela Floresta de Mãos e Dentes que Mary encontrará seu destino. Ela descobrirá que as Irmãs não são tão angelicais quanto aparentam ser, e guardam segredos obscuros do resto da população, e enfrentará um novo grande dilema, presa entre seu amor por Travis, e seu compromisso com Harry, o irmão do mesmo.
O que me chamou a atenção no livro decerto foi a capa.
Comprei-o algum tempo atrás e sempre esperei a oportunidade certa para lê-lo, e senti que havia chegado finalmente o momento... E quando tomei conhecimento de que se tratava de um livro de zumbis pós-apocalíptico, aí que engatei na leitura mesmo!! Rsrs... E talvez por ter criado expectativas demais com relação à obra, ela não tenha sido uma leitura tão satisfatória como a princípio pensei que seria. Porque gira muito mais em torno do triângulo Mary-Travis-Harry que os Esconjurados e a Floresta de Mãos e Dentes. Há momentos de ação e tensão que o fazem não querem largar o livro sim, mas deu para perceber que a proposta de Carrie Ryan realmente não era essa... Na verdade, toda essa coisa pós-apocalíptica e a aldeia cercada por uma floresta de mortos-vivos é uma espelhagem da própria situação de Mary: ela quer sair, conhecer o mundo, mas não pode, porque sempre lhe foi dito para não questionar, apenas aquiescer e viver a vida que lhe foi dada. E para encontrar seu eu próprio e realizar seu sonho de conhecer o oceano, a garota precisa atravessar a floresta. Quebrar as barreiras de seu próprio medo, mesmo que para isso tenha de deixar o amor, o compromisso, a família e os amigos para trás...
É um bom passa-tempo para o fim de semana, mas não passa disso.
Descobri que a autora está criando histórias independentes dentro deste universo, o que é uma pena, pois muita coisa ainda podia ser extraída dos personagens deste primeiro. Até agora três volumes foram lançados no exterior, e apenas um no Brasil.