Brian Selznick: A Invenção de Hugo Cabret


A Invenção de Hugo CabretTítulo: A Invenção de Hugo Cabret
Autor(a): Brian Selznick
Editora: SM
Gênero: Aventura
Nº de Páginas: 544
Ano: 2012
Avaliação: 
Skoob
Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo toma conta dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intricada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.

Finalmente consegui um tempo para redigir esta resenha!! Rsrs...
Originalmente, meus planos eram de lançá-la na segunda, mas o cotidiano puxado acabou retendo um pouco da minha energia aqui, e o Blogger também não ajudava muito! E eu ainda não tenho muito tempo disponível de internet, então vou logo adiantando as coisas!! Rsrs...
Eu tinha me deparado pela primeira vez com A Invenção de Hugo Cabret no cinema, quando fui assistir a um filme qualquer (não me lembro qual), e o grande pôster azulado do longa chamou-me a atenção. Logo mais tarde naquela noite, após a sessão, pesquisei mais a respeito da película e acabei descobrindo que a mesma se trata de uma adaptação cinematográfica de um livro homônimo.
Logo não pude impedir a curiosidade súbita em ler o livro, principalmente quando a Camila, do Leitora Compulsiva, postou uma resenha super legal e atrativa a respeito da obra!! Mas, infelizmente, Hugo ficou de fora do meu carrinho de compras todas as vezes naquele mês, até que acabei esquecendo... Mas eis que chega meu aniversário, e o que ganho de presente dos melhores amigos do mundo?? A Invenção de Hugo Cabret! Rsrs...
Algo totalmente inesperado, e que reacendeu minha chama de interesse pelo livro! Valeu mesmo, gente!! Rsrs...
Desde então estive praticamente namorando Hugo em minha estante, esperando pelo dia em que finalmente teria a oportunidade de conferi-lo! E não é que acabo me encontrando num domingo nublado livre de compromissos e sem nada a fazer? Alguém tem ideia melhor que deitar na cama, enrolar-se no cobertor e ficar lendo o dia todo? Rsrs... Foi exatamente o que fiz! Pensei que a leitura iria se demorar em alguns pontos, principalmente por seu tamanho, mas foi exatamente o contrário! Brian Selznick trabalha de uma maneira inédita (ao menos para mim), que certamente me cativou e me fez desejar conferir outros livros semelhantes: o autor mistura gravuras com texto, intercalando tudo com um design gráfico impressionante, que permeia por cada página da obra, capaz de fazer até os mais receosos com relação à leitura pararem para folhear um pouco!! Foi exatamente assim: tomei um tempo para ler e, quando vi, já estava na página 300!!
Selznick tem aquele dom de conduzir seu leitor pelo livro sem cansá-lo em momento algum, utilizando de desenhos em punho ornamentados pelo mesmo na medida certa e um linguajar bem simples, deliciosamente infantil e gostoso de acompanhar!
Fiquei surpreso comigo mesmo quando já naquele dia me vi concluindo a leitura, sem ter marcado um único quote!! Principalmente porque não tinha botado muita fé na obra quando a recebi em mãos, ao notar a grande quantidade de ilustrações e pouco texto.
É claro que não é um livro destinado a jovens-adultos ou adultos: o público alvo são as crianças, ainda iniciantes em leitura, e Hugo traz um enredo modesto e dinâmico que deixa isso bem claro. Mas, mesmo assim, até os mais leigos em leitura se sentirão atraídos pelo universo de magia deslumbrante de Selznick!
É uma boa pedida se você quer "desestressar" um pouco das repetitivas leituras atuais, mas não vá lê-lo esperando pela melhor leitura da sua vida!! É um bom livro sim, mas não do tipo que é obrigatório em sua estante.

Trailer do filme: