Fábio Paulo - Componentes do Infinito: A Estrela do Amanhã

Componentes do Infinito
Título: Componentes do Infinito: A Estrela do Amanhã
Autor (a): Fábio Paulo
Editora: Multifoco
Gênero: Aventura/ Ficção-Científica
Nº de Páginas: 290
Ano: 2012
Avaliação: 
Uma civilização religiosa denominada Povos Quentes, oprimida no interior do planeta Terra, em um recinto conhecido como  Terras de Dentro, se aliou a descobridores alienígenas. Essa união provocou uma destruição em escala global e os homens foram escravizados. Durante a ocupação caótica, um jovem com um estranho símbolo no rosto e de origem misteriosa chamado Reison inicia uma jornada mortal nos países europeus em busca dos invasores, manifestando perigo e poderes excepcionais.

Fazia já algum tempo que eu tinha me inscrito para a Booktour do livro A Estrela do Amanhã, primeiro tomo da trilogia Componentes do Infinito, através do site do próprio autor, mineiro como eu, Fábio Paulo... Até já tinha me esquecido do fato, e não me lembraria se eu não tivesse chegado em casa num belo dia e encontrado o pacote pardo em cima da cama com o livro dentro. Logo fiquei eufórico: não é todo dia que recebo livros assim pelo correio, seja através de parcerias ou Booktours, e, pelo que eu vi no trailer da obra, A Estrela do Amanhã pressupostamente continha tudo que eu amava em um livro: enredo que mistura o sobrenatural à ficção, ação, aventura e também uma pitada de romance...
Curioso, fui ler. Mesmo não tendo curtido tanto a capa.
E, infelizmente, Fábio Paulo me decepcionou feio. A história sobre alienígenas que invadem o planeta Terra e subjugam os seres humanos e do único garoto com poderes especiais capaz de derrotá-los pode parecer atrativa no início, mas, à medida que as páginas vão passando, você apenas se sente cansado de acompanhar as aventuras de Reison e Tai Lay mundo afora... Isso devido a vários fatores, que são tão numerosos que necessitaria de um segundo post para enumerá-los, mas aqui vão alguns dos principais:
  1. A completa falta de detalhismo na história: você se sente confuso a respeito das características dos personagens e das ambientações de determinadas cenas;
  2. Erros ortográficos e gramaticais constantes: é até mesmo algo que eu consigo ignorar (vide a editora Novo Século), mas nem mesmo algumas editoras são capazes de errar tanto disposição de vírgulas e pontuações;
  3. Os erros cronológicos ao longo da obra. Às vezes eu me fiz algumas perguntas do tipo: "Mas espera aí! Isso não foi a, tipo, doze anos atrás? Como os personagens tem a mesma idade, então??"
Em meio a uma complexa saga um tanto mal-trabalhada, Fábio Paulo rege seu leitor por páginas que parecem se arrastar enquanto o sono apenas te domina, e cria personagens tão ocos que fica tão fácil odiar os mocinhos quanto os vilões. Não me levem a mal: é uma boa temática. O autor apenas não soube trabalhá-la da forma certa. E alguns furos de história são impossíveis de se ignorar, né?? A Estrela do Amanhã é uma grande e bagunçada mistura de Superman com Guerra dos Mundos que certamente não conseguiu ser um começo favorável à trilogia, mesmo com todas as boas intenções... Se eu receber os volumes seguintes e por algum acaso resolver retomar a leitura, espero que o Fábio corrija tais erros e deixe de se apegar tanto aos clichês. É seu primeiro livro: ele ainda precisa evoluir muito como escritor.
É o caso de uma imaginação vasta a ser explorada: basta saber manejá-la...