James Dashner - Correr ou Morrer (Maze Runner #1)

Correr ou Morrer
Título: Correr ou Morrer
Autor (a): James Dashner
Editora: V&R
Gênero: Distopia
Nº de Páginas: 426
Ano: 2010
Avaliação:  
Skoob
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato alterna de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.

Oi, gente! Eu estava na Bienal do Livro de Minas algumas semanas atrás, vasculhando as abastadas prateleiras atrás de algum bom livro em promoção ou uma novidade nocivamente interessante, tentando escapar de obras jovem-adultas clichês ou dos novos lançamentos do Nicholas Sparks (o que se mostrou uma tarefa mais do que árdua, rs), quando este título em especial atraiu meu olhar. Bem, não só o título, mas também a arrepiante capa (adoro capas assim!). Com tempo de sobra e sem maiores expectativas, fui ler a sinopse no verso e, como deve ter acontecido com vocês, senti uma ânsia enorme de pegar o livro e sair correndo com ele da tenda apenas para chegar em casa e passar o dia todo lendo!! Rsrs... Bem, foi isso o que eu fiz. Mas paguei antes, claro. E não deu em outra: enquanto não terminava a outra leitura na qual já estava engajado, ficava namorando a lombada de Maze Runner na minha estante, ansiando pelo momento em que poderia finalmente tirá-lo de seu aconchegante cantinho e me proporcionar alguns momentos de diversão com tudo o que mais amo: sobrenatural, ação, suspense e, claro, distopia! Rsrs...
Confesso que esperava algo no estilo de Jogos Vorazes!! Minha ressaca literária da magnífica saga de Suzanne Collins ainda não passou, e eu comprei o livro pensando que seria algo no mínimo semelhante ao enredo do outro grande sucesso de público e crítica... Tive uma grande surpresa: a sinopse pode enganar, mas Maze Runner difere-se em praticamente todos os pontos de Jogos Vorazes. O que só aumentou meu frenesi por acompanhar as reviravoltas da obra ainda mais! Rsrs... Porque, ao iniciar a leitura esperando uma simplória semelhança com outras distopias, acabei me surpreendendo, e num bom sentido!
Aqui você não encontrará um bando de adolescentes lutando entre si para sobreviver num ambiente inóspito. Primeiro porque ele não é inóspito. E segundo porque eles precisam trabalhar juntos, quase formar uma mini-comunidade, para passar pelos ataques dos mortais Verdugos, criaturas que perambulam pelo Labirinto à noite. O contrário dos ideais de Collins em Jogos Vorazes.
Maze Runner é eletrizante, ação e emoção desde que Thomas acorda no elevador e é jogado na Clareira até os decisivos momentos finais! E que final, hein?? O único ponto negativo do livro é o protagonista em si!! Alguns podem discordar, mas achei o tal Thomas tão egoísta e sem-sal... Não sei! Mas nada que atrapalhe o desenvolvimento da história.
Inédito, genial e inspirador, Maze Runner está se encaminhando para se tornar uma das minhas séries prediletas! Ah, e esqueci de mencionar no início do texto que já adquiri a continuação (e já estou lendo). Graças ao meu bom-senso, não precisarei esperar até o mês que vem para adicionar Prova de Fogo à minha lista de compras...