Cat Patrick - Deslembrança

Deslembrança
Título: Deslembrança
Autor (a): Cat Patrick
Editora: Intrínseca
Gênero: Infanto-Juvenil/ Policial
Nº de Páginas: 256
Ano: 2012
Avaliação: 
Skoob
Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que com uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

London Lane é uma garota praticamente igual a todas as outras, exceto pelo fato de que se esquece de tudo que aconteceu durante o dia assim que fecha os olhos para dormir. Devido a isso, ela vive fazendo notinhas para lembrar-se de coisas que fez anteriormente e de pessoas que conheceu, para evitar passar por situações constrangedoras. Mas essa não é a única coisa estranha em London... Ela pode ter problemas para lembrar-se de coisas do seu passado, mas, incrivelmente, lembra-se do futuro.
Ficaram um pouco confusos? Digamos que a memória de London funciona contrária à nossa. Enquanto nós temos lembranças do passado, ela guarda memórias do que ainda vai acontecer. Facilitou um pouco? Rsrs...
Tudo corria bem na medida do possível até que a estranha "lembrança do futuro" de um enterro surge na mente de London... É certo que alguém morrerá, e alguém próximo a ela. Será seu pai, divorciado da mãe desde que ela tinha seis anos? Ou seu suposto namorado, Luke, que ela tem de conhecer novamente todos os dias através de bilhetes que apontam que eles estão namorando?
Pela sinopse realmente fica um pouco difícil de entender, mas conforme as páginas avançam, você acaba caindo nas graças da história e tudo aquilo que antes era uma confusão na sua mente acaba se ajeitando. Eu me senti como se estivesse assistindo àquele velho filme com o Adam Sandler, Como se fosse a primeira vez, novamente. E, mesmo que possa parecer chato e entediante todos os dias a protagonista relendo bilhetes, redescobrindo o que aconteceu e apaixonando-se novamente, a autora faz isso parecer incrivelmente excitante!
Porque a cada dia London parece evoluir mais um pouco, seja ajudando pessoas a evitar desastres através de sua incomum condição, ou tentando cavar mais detalhes do seu passado para então descobrir o que deu errado com sua memória!
Esse aspecto me agradou muito na protagonista, assim como o romance que desenvolve-se ao longo dos capítulos. O único ponto negativo, e que fez o livro perder pontos comigo, foi sua conclusão. A autora parece desviar totalmente o foco do trabalhado anteriormente, e você novamente fica confuso sobre para onde ela vai guiá-lo. E, enquanto isso, as páginas só avançam, só avançam... E então o livro acaba. E você pensa: é só?? Mas como assim?? Há tantas outras coisas a serem exploradas, tantas questões ficaram mal explicadas!!
Para não ser mal-interpretado, o livro não te deixa aquele delicioso gostinho de "quero mais". A leitura se mostra insatisfatória.
A autora agiliza-se tanto ao resolver os conflitos finais que o leitor acaba perdendo-se na enxurrada de informações e conclusões apressadas!! Deslembrança tem uma proposta interessante, mas também é só. E não digo que o tempo gasto com o livro também não valeu. É regularmente bom, mas não passa disso.
Digamos que algumas páginas a mais viriam a calhar...