Álbum da Semana #35 - Conor Maynard: Contrast


♫♫♫♫

Chegou a minha parte favorita da semana! :D
Semana passada eu trouxe o segundo álbum de estúdio da britânica Marina and The Diamonds, e hoje, para quem não conhece, vim apresentar outro artista (adivinhem?) europeu! Pois é... Esqueçam os Estados Unidos. Quem domina a indústria atualmente é o Reino Unido. Ninguém pode negá-lo. E liderando as vendas de álbuns e singles britânicos das últimas semanas, está Conor Maynard (19 anos, mas que parece ter 14) com seu disco de estreia, Contrast, que traz, além dos já conhecidos hits Can't Say No e Vegas Girl, canções pop com influências urbanas de sonoridade original e que me remete levemente à Justin Timberlake no início da carreira e Justin Bieber em sua fase pós pré-adolescência. Contrast, que garantiu a Conor um número um em seu país de origem, ainda traz colaborações com o famoso hitmaker Pharrell, da banda N.E.R.D., e Rita Ora, a prometida sucessora de Rihanna.
Quer mais? Boa produção, estilo, ótimos artistas envolvidos... Contrast não poderia ter saído melhor!
Confiram o faixa-a-faixa da versão do iTunes do álbum, que além das doze faixas da edição simples, traz outras duas inéditas!

01. Animal: Animal é a primeira faixa e, segundo rumores, um futuro single, e abre o álbum de uma maneira satisfatória, mas não perfeita. Não é muito diferente de tudo o que você vai encontrar em Contrast: batidas que misturam o que há de melhor no europop com o som urbano dos guetos de Nova York, letra despreocupada e apenas uma desculpa para a música continuar seguindo, e vocais rasos por parte de Maynard. Não é uma das minhas preferidas, principalmente porque ainda há melhor material por vir, mas Animal serve a seu propósito: acabar com a ânsia, e bem, daqueles que estavam esperando pelo disco desde que o single líder saiu. \o/ 4/5

02. Turn Around (feat. Ne-Yo): Confirmada como o terceiro single, Turn Around é o que há de melhor em Contrast. O dueto com o cantor americano Ne-Yo não economiza em vocais de alto alcance, melodia cativante e sonoridade pop inconfundível. Acabou se tornando minha predileta em todo o disco simplesmente porque fui surpreendido! Nunca imaginei que a voz de Maynard o permitisse alcançar tais notas no refrão, principalmente com o Auto-Tune despejado em suas cordas vocais em Animal e Can't Say No, mas aqui ele está literalmente limpo, e brilhando! 5/5

03. Vegas Girl: Vegas Girl é a terceira faixa e o segundo single, tendo uma letra bobinha mas gostosa de se ouvir como desculpa para o som urbano de sempre, neste ponto característico de Conor, e se mostra uma ótima música para ser curtida e tocada entre os adolescentes! Certamente um dos pontos altos em Contrast, a canção fará você se remexer como uma garota de Vegas! Rsrs... 4/5

04. Can't Say No: Can't Say No é o single abre-alas do disco e sua quarta faixa, e o motivo pelo qual me apaixonei acidentalmente pelo estilo pop de Conor! A música me ganhou justamente pelo refrão chiclete (girls, girls, girls, I just can't say no), que no primeiro dia ficou rodando na minha cabeça o tempo inteirinho, e eu pensei que melhoraria no próximo, mas isso não aconteceu!! Nos próximos meses, só fui ficando mais e mais viciado! Agora nem tanto, já que o álbum saiu e estou ouvindo as outras faixas, mas Can't Say No ainda é uma ótima pedida! 4/5

05. Lift Off (feat. Pharrell): Lift Off é a pior das músicas do Conor para mim... Sei lá! A melodia é esquisitona, o dubstep não cola, e a letra é um tanto pobre de espírito. Tem vezes que curto sim, mas na maioria das vezes apenas pulo esta em especial. 3/5

06. Mary Go Round: Mary Go Round é uma daquelas músicas ambíguas que adoro tanto! Mary pode ser a pessoa à quem a música é dedicada, mas Mary Go Round significa também uma gíria para carrossel em inglês! Para entender onde está este duplo sentido, você terá de ouvir a música, que por sinal é deliciosa e tem aquela sonoridade de tema de fundo de parque de diversões, sabe? Rsrs... Toda personalizada e divertida, Mary Go Round é imperdível! 4/5

07. Take Off: Enche-linguiça? Pode até ser. Mas eu particularmente adoro a sonoridade explosiva do refrão e a ponte desta. São esses não tão pequenos detalhes que acabam salvando Take Off no final. Mas definitivamente não está na minha lista de prediletas. 4/5

08. Better Than You (feat. Rita Ora): Better Than You é, acho eu, a parceria que todos estavam morrendo para ouvir! Fico feliz em admitir que valeu toda essa expectativa! A música pode não ser perfeita (na verdade, é uma confusão daquelas conhecidas batidas sintetizadas que dominaram o cenário musical europeu de uns tempos pra cá), mas ainda assim é ótima para cantar junto e renderá bons frutos caso seja lançada como single! 4/5

09. Another One: Com um refrão tão chiclete quanto em Can't Say No e aquele quê de Animal necessário para fazer a música subir em minhas pontuações, pode-se dizer que Another One é o "mix" ideal dessas duas faixas e um hino pop de casas noturnas que irá te arrematar! Mas cuidado ao ouvir muito para não enjoar! Rsrs... 4/5

10. Pictures: Pictures é a décima faixa e passou apagada para mim inicialmente, mas, acreditem: depois melhora! A letra não é lá aquelas coisas, e pode não se justificar, mas o resultado final produz uma vibe interessante e no mínimo acolhedora. 4/5

11. Glass Girl: Glass Girl foi uma das grandes surpresas para mim logo no fim da lista de músicas. Vejam bem: da primeira vez, já estava até cogitando pausar meu iPod para dar uma descansada da profusão de dubstep e eurodance que é Contrast, quando Glass Girl começou a tocar e sucumbi-me à sua melodia quase exótica e praticamente hipnotizante e enigmática! É também a coisa mais próxima de uma balada que você encontrará em Contrast. 4/5

12. Just in Case: Just in Case conclui o álbum em sua versão física (excluindo as faixas bônus do iTunes), e aqui comigo aconteceu o mesmo que em Pictures: achei uma melodia bem monótona e apagadinha de início, mas depois, quando fui ouvir mais atentamente, acabei gostando. Não é uma das minhas prediletas, e devo ter ouvido apenas duas ou três vezes no total, mas isso não significa de forma alguma que é ruim. A voz do Conor está até mais limpa dos efeitos eletrônicos aqui, e eu apreciei muito isso! 4/5

13. Headphones (Faixa bônus): Headphones dá continuidade à Contrast no iTunes, e não traz nada de novo se comparado ao que você já ouviu em Vegas Girl e Can't Say No. É uma música pop sem maiores pretensões e com o único objetivo de divertir o ouvinte. 4/5

14. Drowning (Faixa bônus): Drowning é o término não-oficial do disco, e era uma das faixas que eu já tinha ouvido antes do álbum sair, por ter sido inclusa no EP do single Can't Say No. Não tenho nada a declarar a respeito desta, exceto que adoro quase tudo nela! Os vocais do Conor, novamente limpos e verdadeiros aqui, e seu estilo de contra-balada que quase não se encaixa no clima urbano do resto do álbum! Mas há um porém... Ninguém merece aquela batida irritante de fundo, né? Rs... Acho que ficaria melhor acústica! 4/5

E é isso! Espero que tenham gostado do faixa-a-faixa e se animem a comprar o álbum! Se eu souber de mais faixas bônus em outras edições ao redor do mundo, volto aqui e atualizo o post pra vocês! Mas por enquanto, fiquem com o videoclipe que me fez virar fã desse cara, Can't Say No!