Anna Godbersen - Luxo (The Luxe #1)

LuxoEditora: Rocco
Páginas: 400
Ano: 2009
Avaliação:  
Luxo conta a história das irmãs Elizabeth e Diana Holland, filhas da alta sociedade nova-iorquina, levando uma vida de luxo e sonhos, mas cercada de intriga, inveja, escândalos, paixões proibidas, interesses e desilusões; um mundo de aparências onde não cumprir as regras sociais pode levar ao ostracismo e seguir o coração pode custar ainda mais caro. Pelo menos, é isso que Elizabeth. Pelo menos, é isso que Elizabeth Holland pensa quando decide se casar com o charmoso Henry Schoonmaker, o solteiro mais cobiçado de Nova York, num típico arranjo familiar. Diana, no entanto, não está tão interessada em obedecer às hipócritas regras da vida social quanto sua irmã mais velha. Assim como a traiçoeira Penelope Hayes, que não pretende deixar barato o casamento do rapaz mais interessante da cidade. Cruzando os caminhos desses quatro adolescentes que vivem com os hormônios em ebulição, frequentam os melhores salões de Manhattan e têm suas vidas retratadas diariamente nas colunas sociais, estão Will, o jovem cocheiro da família Holland, e Lina Broud, uma criada disposta a tudo para mudar de vida e que guarda um segredo sobre Elizabeth capaz de chocar até mesmo as moças mais liberais da cidade.


Luxo é sobre as intrigas e segredos existentes entre os membros da elite nova-iorquina do fim do século XIX. Casos de amorzinho, mentiras, alta sociedade, enfim... Isso tudo já está muito saturado para mim e nunca realmente foi um tema que amei, vide Gossip Girl. Mas, apesar de alguns clichês permanecerem, Anna Godbersen conseguiu criar algo diferente do esperado!
Não digo que o enredo é original... A história é dividida entre as perspectivas de cinco personagens-chave, cada um com seus problemas e anseios de sempre. Temos a garota rica e orgulhosa apaixonada pelo cocheiro, mas cuja mão está prometida ao baderneiro e inconsequente rapaz herdeiro do homem mais rico da cidade. Tendo uma queda por esse mesmo rapaz, há a irmã da garota prometida, e minha personagem preferida, que definitivamente não pensa como uma perfeita dama do fim do século XIX. Uma vilã, claro, para apimentar as coisas e colocar empecilhos na vida dos mocinhos, e a empregada cujo sonho é subir na vida e na alta sociedade e para isso fará tudo que está a seu alcance para consegui-lo. Ah! Mencionei que esta empregada também é apaixonada pelo mesmo cocheiro que detém o coração da garota rica e orgulhosa? Intrigas, intrigas e mais intrigas... Isto é Luxo. E também Gossip Girl. E qual o diferencial que me fez gostar de um e odiar outro? Justamente a narrativa. Ela é algo especial e confortante em Luxo.
Atualmente não são muitos os livros históricos que leio, e devido a isso meu conhecimento a respeito de detalhes culturais dessas épocas são rasos e, acredito que ao mesmo tempo que Luxo serviu como um passatempo incrível de dois dias, me deu uma baita de uma divertida aula de etiqueta, curiosidades a respeito da sociedade na época, e como os jovens do século XIX costumavam se comportar em suas atualmente incomuns rotinas. Coisa que não aconteceu com sua versão mais moderna e recatada.
E, além disso, Godbersen é uma mestre na escrita! Cada palavra meticulosamente trabalhada com o objetivo de fazer o leitor cair de quatro pela luxuosa narrativa e não desgrudar do livro um só minuto! Eu não sou muito de tirar o chapéu, mas desta vez Anna Godbersen merece isso, e mais uma salva de palmas! Estou apaixonado por Luxo e, agora achando sua capa mais linda do que nunca achei antes, aguardo ansiosamente a leitura dos próximos volumes!