Sessão Pipoca #9 - Jogos Vorazes

Título original: The Hunger Games
Duração: 142 minutos
Direção: Gary Ross
Ano: 2012
Gênero: Ação/ Aventura
Classificação indicativa: 12 (+)
Elenco (principais): Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Stanley Tucci.
Avaliação: ♥♥♥♥


Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

Sem dúvida alguma, Jogos Vorazes é a produção cinematográfica que mais estive ansioso para assistir. Após a leitura do livro de mesmo título, eu ficava imaginando como todas aquelas cenas seriam representadas no filme. Tenho que dizer que as primeiras 60 páginas foram um pouquinho enjoadinhas, mas de repente, tudo mudou. Não conseguia parar de ler e a medida que os jogos avançavam, a história se tornou mais emocionante e surpreendente.
Estas foram as mesmas perspectivas que tive em relação ao filme. O início pareceu um tanto técnico, mas depois melhorou. A escolha de Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson para interpretarem Katniss e Peeta foi perfeita, pois ambos deram vida aos personagens e representaram muito bem o Distrito 12.
Tenho que dizer que me surpreendi com o figurino, pois não pensei que este fosse um detalhe muito marcante, mas acabou sendo. As roupas usadas pelos tributos e também por parte dos habitantes da Capital foram inesquecíveis, e é claro que não posso me esquecer do vestido usado pela Katniss em sua entrevista na televisão!
Assim que os Jogos Vorazes iniciam, a ação e aventura são ininterruptas! O contato de Katniss e Peeta com os outros tributos de diferentes distritos faz com que eles passem por grandes perigos e desafios. Aliás, todos eles são adversários, o que torna tudo ainda mais instigante e perigoso!
Este é um dos melhores filmes que vi este ano, mas acho que não supera Eu Sou o Número 4 ou Cavalo de Guerra.

Curiosidades:
  • A cantora americana Taylor Swift escreveu duas canções para a trilha sonora. Elas são Safe and Sound e Eyes Open.
  • Os atores Alex Pettyfer de Eu Sou o Número 4, Lucas Till (Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles), Alexander Ludwig (A Montanha Enfeitiçada), Evan Peters (Kick Ass - Quebrando Tudo) e Hunter Parrish (Simplesmente Complicado) chegaram a ser cogitados para o papel de Peeta Mellark, mas Josh Hutcherson acabou ficando com ele.
Confiram o trailer:


No blog também tem resenha de todos os livros da trilogia!