Sessão Pipoca #10 - O Iluminado


Título original: The Shining
Duração: 146 minutos
Direção:  Stanley Kubrick
Ano: 1980
Gênero: Suspense
Classificação indicativa: 16+
Elenco: Jack Nicholson (Jack Torrance), Shelley Duval (Wendy Torrance), Danny Lloyd (Danny Torrance), Scatman Crothers (Dick Hallorann), Barry Nelson (Stuart Ullman), Philip Stone (Delbert Grady)
Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) que é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado, vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornando cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

Venho guardando na minha prateleira de livros O Iluminado, de Stephen King, faz um certo tempo, mas depois de assistir ao filme minha vontade de lê-lo aumentou drasticamente! E tenho a esperança de que o livro seja muito melhor do que o filme. Por mais que seja um clássico do suspense, uma obra prima de Stanley Kubrick, eu esperava mais. Claro que achei a atuação de Jack Nicholson perfeita, além da atmosfera tensa e sinistra que temos o filme todo ser magnífica, mas eu esperava mais da história.
Sem falar na Wendy! Ela deve ser a esposa mais lerda e submissa que eu conheço. Sendo a única sã em meio a um caos psicológico, acho que ela deveria ter tomado atitudes mais drásticas, antes que fosse tarde. A única parte em que eu senti alguma firmeza na Wendy foi quando ela utilizou (e muito bem), um taco de baseball (não posso dizer mais do que isso, senão vira spoiler). Até o Danny (filho do casal), se mostrou mais ágil do que a mãe em certas ocasiões!
Acho que o que salva o filme são os cenários, a atuação de Jack e o clima tenso. O resto ficou meio vago (sem comentários para o final). Mas acredito que, para quem gosta de filmes com poucos sustos e muita tensão, essa é uma ótima recomendação! Ah, e lembrem-se: "Muitos siso e pouco riso fazem de Jack um infeliz".


Beijos, Anna Thereza!