Álbum da Semana #38 - ORA, de Rita Ora

File:Rita Ora ORA.jpg

♫♫♫♫

Oi gente!
Vocês provavelmente pensam que sou o maior descompromissado com essa coluna, né? Hehe
Eu tento, mas às vezes simplesmente não dá pra resenhar um álbum inteiro num único dia! Às vezes é como resenhar doze livros de uma só vez! Pois é... Músicas são bem mais complexas do que a maioria das pessoas pensam! Mas eu amo isso, e prometo que esta semana não terá atraso! Hoje eu trouxe outra artista britânica, a Rita Ora, que começou a fazer barulho na Europa após seus singles de sucesso How We Do (Party) R.I.P. (feat. Tinie Tempah), e sua participação no sucesso do DJ Fresh, Hot Right Now, todos número 1 no Reino Unido. ORA era um álbum muito esperado, principalmente por Rita estar sendo apontada como a sucessora de Rihanna. A explicação por trás do título é bem simples... É o sobrenome dela em Caps Lock, mas "ora" também significa "tempo" em Kosovo, estado em que Rita nasceu. E pode-se dizer que ela demorou muito tempo para ter o álbum pronto! Para vocês terem uma ideia, quase três anos! E fico feliz em admitir que a espera pela protegida de Jay-Z valeu a pena! ORA é um disco de ouro!
Chega do blablablá habitual e vamos ao faixa-a-faixa? Rsrs...

01. Facemelt: Serve como uma introdução do álbum, e por isso para mim nem conta... É uma confusão de batidas urbanas e vocais decididos e poderosos. E, apesar da letra extremamente sexy, algo em Facemelt apenas não me comove! 3/5

02. Roc' the Life: Roc the li-li-li-li-li-li-life, li-li-li-li-li-life... Viciante!! Rsrs... Não tenho palavras para descrever esta perfeita faixa upbeat com traços genuínos de soft rock e bateria incessante! Roc' the Life é definitivamente uma das melhores do álbum, e já um grande marco na iniciante carreira da cantora! 5/5

03. How We Do (Party): Pode ser outra extremamente viciante, mas How We Do, primeiro single do disco, difere-se em praticamente tudo das duas faixas anteriores! Aqui Rita ataca pelo pop, apostando em uma daquelas canções-chiclete perfeitas para o verão americano, com garantia de sucesso entre a garotada e direito àqueles adoráveis gritos um tanto embriagados de fundo, como em Last Friday Night, da Katy Perry! Também não traz nada especial... É música de um verão só e acabou, mas dá pra curtir por enquanto! Rs... 4/5

04. R.I.P. (feat. Tinie Tempah): Aqui encontramos o primeiro traço de hip-hop do álbum... Influência de Jay-Z? Sinceramente não sei! Rsrs... Brincadeiras à parte, R.I.P. é a composição mais sexy do disco! A Rita e o Tinie formam uma dupla incrível, e eles realmente deviam fazer outras parcerias juntos! Foi lançada como o segundo single do disco e, como How We Do, foi um grande sucesso de público e críticas! 4/5

05. Radioactive: Cotada para ser lançada como o terceiro single, Radioactive foi co-escrita por Sia, mais conhecida entre os jovens pela faixa Titanium, gravada em parceria com o DJ David Guetta. Os estilos são absurdamente semelhantes, e Radioactive mostra-se tão visceral e escandalosa quanto Titanium! É aquela música que te faz largar tudo que está fazendo e só sair dançando e cantando pela casa! Esta é uma que estou ansioso para ver o videoclipe... 5/5

06. Shine Ya' Light: Shine Ya' Light é uma melodia que mescla o europop com o downtempo numa letra gostosinha de acompanhar e cantar junto. Saiu do mesmo saco que Radioactive, mas de certa forma esta é mais calma, mais alciônica. Adoro Shine Ya' Light, e espero que os rumores de que seja o quarto single sejam verdadeiros! 5/5

07. Love & War (feat. J. Cole): Outra faixa hip-hop, Love & War é uma sincera contra-balada urbana, com talvez as letras que mais amo em todo o álbum: "I don't wanna fight anymore/ You go off, I go off, and you mad over nothing/ I don't wanna fight anymore/ Can we just make love and not war?". Não estou dizendo que é minha predileta, mas é que este refrão realmente vai fundo! Rsrs... 4/5

08. Uneasy: Uneasy tem talvez o refrão mais chiclete de todas as músicas da Rita! O "uneasy" permanece rodando e rodando na sua cabeça bem depois da música ter acabado, e o hip-hop efêmero da canção de certa forma marca decididamente o CD! É simplesmente... Uma graça! Rsrs... 4/5

09. Fall in Love (feat. will.i.am): Eu geralmente tenho medo de colaborações do will.i.am em álbuns! Rsrs... Big Fat Bass, com a Britney Spears, Let's Get Down, com a Cheryl... Todas faixas bem medianas! E digamos que o will.i.am não me agrada! Mas... Surpresa? Esta é ótima! Rsrs... O "fa-la-la-la" do refrão, de tão irritante, acaba se tornando bom! 3/5

10. Been Lying: Aposto que todos já mentiram alguma vez para uma pessoa que amam!! Been Lying é sobre isso! Você pode mentir, mas corre o risco de acabar perdendo sua própria identidade no caminho... Simplesmente belíssima! É uma contra-balada midtempo, em que Rita se vê indecisa entre continuar mantendo um amor construído à base de mentiras, ou assumir quem realmente é e seguir em frente. Os falsetes no refrão não decepcionam, e Been Lying, além de ser minha predileta, traz, com certeza, a frase mais perfeita em todo o disco: "The truth is I don't wanna lose you... But I don't wanna lose me too..." 5/5

11. Hello, Hi, Goodbye: Hello, Hi, Goodbye é a única balada pura em todo o álbum e, apesar de não ser perfeita e não ser "aquilo tudo", desempenha bem seu papel de mostrar o lado sentimental de Rita. Inicialmente eu até achei chatinha e sonolenta, mas é só uma questão de se acostumar ao ritmo "vai-não-vai", rsrs, e se deixar levar pelas emoções! 4/5

12. Hot Right Now (DJ Fresh feat. Rita Ora): Hot Right Now é a música pela qual praticamente todos conheceram a artista! O hit do DJ Fresh foi o single mais comercializado em uma semana no Reino Unido dos últimos tempos, e certamente parte desse sucesso deve-se aos vocais entusiásticos e ao carisma único da Rita! Extremamente dançante e descontraída, Hot Right Now consegue encerrar o álbum de forma "positiva", não emparelhando com a regra de que as baladas ficam para o final! 4/5

13. Crazy Girl (Faixa bônus): Crazy Girl dá sequência à ORA na Deluxe Edition, e é uma daquelas faixas enche-linguiça mesmo! Rsrs... A letra tem até algumas partes legais, mas o refrão apenas não me cativa muito, e a voz da Rita aqui me dá um pouquinho de medo! Hehe 3/5

14. Young, Single & Sexy (Faixa bônus): Young, Single & Sexy é a melhor das faixas bônus! Música descomprometida, de batida relaxante e impossível de não se gostar, tornou-se uma das minhas queridinhas! Eu simplesmente adoro as flautas no início e as palmas ao longo da faixa, além dos vocais da artista, aqui praticamente impecáveis! 5/5

15. Meet Ya' (Faixa bônus): Meet Ya' é a balada de término da Deluxe Edition... Mas nem por ser uma balada é lentinha ou "chata"! Têm até mesmo um ritmo tropical, e espero ouvir a Rita explorando mais esse estilo daqui pra frente! Você rapidamente se verá apaixonado pela melodia doce de Meet Ya', mas terá uma grande decepção! A faixa é curtíssima! A Rita poderia ter estendido um pouco mais pra prolongar a sensação! Só por isso não é perfeita!! Rsrs... 4/5

E agora? Rita ou Rihanna? Sinceramente... Eu escolho Rita! Rihanna já deu o que tinha de dar, convenhamos! A garota só lança álbum pós álbum, todo santo ano, e é óbvio que sequer se empenha em compor, revisar faixas ou emprestar mais identidade aos vocais! Rihanna é um produto da indústria... Não me surpreenderia se vazasse a informação que sua gravadora seleciona as canções que entram para os seus álbuns!! Já Rita é artista. Coisa que Rihanna não é. Uma é só cantora. Outra é cantora e artista. Não é preciso dizer quem é quem, né? Rsrs... Pelo o que pude ouvir em ORA, nossa nova britânica favorita ainda tem muito a oferecer, e estou pronto, estamos prontos, para acolhê-la de braços abertos!

Ah, e vez ou outra alguém me pergunta o que é single, o que é uma música europop, o que é isso, o que é aquilo... Se tiverem qualquer dúvida ou desconhecerem uma palavra, deixem nos comentários para que eu possa esclarecê-la! Faço isso com o maior prazer, afinal, estou aqui pra isso! ;)

Fiquem então com How We Do (Party)!
And party, and bullshit! And party, and bullshit!