Lycia Barros - A Garota do Outro Lado da Rua


Título: A Garota do Outro Lado da Rua
Autor(a): Lycia Barros
Editora: Novo Século
Gênero: Romance
Nº de Páginas: 115
Ano: 2012
Avaliação: 
Skoob
Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem  grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade e Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente, por quem Enzo é apaixonado desde a infância e é sua colega de turma. Porém, linda e popular entre os estudantes, Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos de perdem juntos na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua?

Oi gente! Tempinho que não posto nada por aqui, né? Rsrs... Infelizmente estive sem computador esses dias, e meus problemas acabaram interferindo na agenda do blog. Mas esta semana tentarei voltar com tudo normalmente, só não prometo nada! Li uma boa quantidade de livros na semana passada, e tenho milhares de resenhas para soltar, o que farei esporadicamente ao longo da semana... Mas este li no domingo, de uma vez só, quando percebi que a inspiração para escrever uma resenha não vinha e decidi buscá-la em uma nova aventura! É importante ressaltar que este ano a autora deste livro, Lycia Barros, fará uma visitinha ao colégio em que estudo! Palestras, apresentações, debates de seus livros e essas coisas (...), e não teria lido A Garota do Outro Lado da Rua não fosse por isso! Serei breve desta vez, porque mesmo me atolando com várias leituras não consegui encontrar o prazer necessário para fazer a escrita fluir, e também porque meu tempo no computador hoje deve ser mínimo!
A obra conta a história de Enzo, um carioca "nerd" e apaixonado desde que se entende por gente pela garota que vive na casa em frente à sua, a bela Rafaela. Mas, infelizmente, ela sequer sabe que ele existe, e os mundos pelos quais ambos são cercados são totalmente distintos um do outro. Rafaela é popular e namora garotos com muito músculo e pouco cérebro. Já Enzo é intelectual e relaciona-se com outros colegas mais aplicados nos estudos. A chance para que Rafaela finalmente note a presença de Enzo surge quando uma excursão biológica organizada pela escola na Floresta da Tijuca acontece, e o grupo de estudantes é vítima de um terrível assalto. Agora, presos e perdidos na floresta, sem terem como sair, Enzo e Rafaela precisarão trabalhar juntos e vencer suas diferenças se quiserem escapar dali vivos. Mas, à medida que os dias passam e as condições de sobrevivência vão ficando cada vez mais escassas, ambos passam a se aproximar, movidos pelo lado emocional e físico da situação.
Clichê é uma das palavras que podem simplificar a história, já conferida outras tantas vezes em outros  meios de comunicação. Mas A Garota do Outro Lado da Rua não é apenas isso, como descobri após terminada a leitura de curtas 115 páginas. Não há um provérbio popular que dita que "as aparências enganam"? Acho que desta vez eu literalmente julguei o livro pela capa, e só fui perceber que o mesmo tinha o potencial para se tornar uma boa surpresa no fim. De narrativa concisa, sem oscilações e com uma grande pitada de humor, o romance adolescente de Lycia Barros tem sim o poder de orgulhar os mais aficionados pela cultura literária nacional! Mas de forma alguma eu diria que é um livro "perfeito"...
Guarda uma bela lição de moral e não entedia o leitor, mas também não é aquele livro que te faz virar as páginas desesperado para saber o que virá em seguida! A perfeita palavra para caracterizar A Garota do Outro Lado da Rua e resumir de vez essa resenha seria... Bom.