Scott Westerfeld - Feios


Feios
Editora: Galera Record
Nº de Páginas: 415
Ano: 2010
Avaliação:  
Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista, mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos - que não é tão bonito assim.


Feios. Já é de cara um título que te chama a atenção.
Ok, a capa não é aquilo tudo, e o autor pode não ter muitas referências, mas... Ei. Está escrito em letras brancas e chamativas acima: BEST-SELLER DO THE NEW YORK TIMES. E como isso, às vezes, é só o que basta para nos chamar a atenção, acabamos lendo livros aleatoriamente, apenas porque venderam bem e estão sendo bem criticados. Foi comigo o que aconteceu com Feios. Vejam bem... Certamente que já tinha visto esse título em resenhas de outros blogs, mas realmente nunca parei para ler a respeito. Na verdade, achava que tratava-se de um daqueles romances colegiais a respeito de bullying no qual, no fim, os personagens que sofreram ao longo de toda a narrativa teriam um final feliz e descobririam sua beleza interior. Clichê? Muito. Rsrs... Por isso, por essa ideia prévia, sem nem mesmo ter lido uma sinopse, que descartei Feios de primeira.
E eis que me dá uma daquelas loucuras literárias repentinas, e, de uma ora para outra, apenas decido que quero ler Feios. Já aconteceu com vocês? Rs...
Sem mais receios, iniciei a leitura...
Conta a história de uma garota chamada Tally Youngblood, cidadã de uma sociedade futurista e distópica, e que é Feia. Não uma aberração da natureza, mas apenas alguém não... Perfeito. Ela vive na Vila dos Feios ao lado do melhor amigo Paris, e espera pelo dia em que finalmente passará pela grande transformação, que apagará todos os traços imperfeitos de sua existência, e a metamorfoseará num ser belo e inócuo da natureza. O problema é que isso só ocorrerá aos seus dezesseis anos, que realmente não estão muito longe, mas Paris é mais velho que ela, e acaba passando pela cirurgia e indo para Nova Perfeição primeiro. Desde sua partida, Tally vive solitária até conhecer Shay, uma garota diferente de todas as outras que já encontrou antes, e que logo torna-se uma grande amiga.
Shay é desinibida, e não parece ligar para todo aquele papo habitual de vida literalmente perfeita imposta pela sociedade. Com ela, Tally aprende que há mais no mundo lá fora do que a sociedade mostra. E é devido a isso que a vida quase perfeita de Tally sofrerá uma grande guinada, e ela descobrirá que seus superiores não são quem dizem ser, e que a cirurgia, antes feita para deixar as pessoas perfeitas, na verdade as transforma em algo muito mais feio... Por dentro.
As minhas primeiras e últimas impressões com o livro foram: U-au.
Lembram que mencionei, no início deste post, que esperava alguma lição moral no estilo "seja quem você é e não ligue para o que os outros pensam"? Bom, digamos que encontrei isso (rsrs), mas não da forma que estava especulando!! Eu jamais esperaria, por não ter lido sinopse alguma, me deparar com uma aventura  viciosa repleta de fatores inéditos em sagas literárias e ação ininterrupta! Feios é quase uma montanha-russa de emoções! Sem trocadilhos, rsrs. (Quem já leu entende esta!)
Eu apenas não conseguia parar de ler até ter chegado ao final e, céus, que final! Rsrs... Arrisco até mesmo dizer que Scott Westerfeld superou Suzanne Collins, da aclamada trilogia Jogos Vorazes! Não tenho a mínima ideia do rumo que o autor levará a série nos próximos volumes, – São apenas mais três! #Ufa Hehe – mas posso dizer que estou morrendo de curiosidade para descobrir! Distopia é, depois de zumbis, o meu tema favorito, e não consegui não classificar mais esta como um Must-Read! Se ainda não leu... Leia! Não faz ideia das incríveis surpresas que esta perfeita história reserva-lhe! Desta vez foi intencional!! rs