Sessão Pipoca #11 - A Noiva Cadáver

♥♥♥♥♥
Título original: Corpse Bride
Duração: 78 min
Direção: Michael Johnson, Tim Burton
Ano: 2005
Gênero: Animação
Classificação indicativa: Livre
Elenco (vozes no original): Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Emily Watson, Albert Finney, Richard Grant, Joanna Lumley, Christopher Lee

Sinopse: Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dort (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.

Em A Noiva Cadáver, somos apresentados ao jovem e esquelético Victor Van Dort e a amável mocinha Victoria Everglot, que vivem num vilarejo conturbado, onde os habitantes são intrometidos, fofoqueiros e gananciosos. Os dois ficaram noivos sem nem mesmo se conhecerem, por livre e espontâneo arranjo dos pais. Os Van Dort são os novos ricos da vila e estão buscando status e aceitação dentre os burgueses, e acreditam que vão conseguir através do casamento de seu filho. Já os Everglot, que são conhecidos por serem ricos, aceitaram o casamento pois estão vivendo de aparências. Eles estão mais falidos do que nunca e acreditam que o casamento irá tirá-los da miséria. Os jovens Victor e Victoria acabam acatando a decisão dos pais.
Porém, como todos os jovens, ele tem seus medos e anseios e não sabe se está preparado para tal responsabilidade. O primeiro encontro que os dois têm seria para ensaiarem as falas do casamento, mas muito nervoso, Victor se revelou um completo desastre.
Apavorado, depois de estragar tudo no ensaio do casamento, Victor foge e resolve espairecer as ideias na floresta, e enquanto treina todas as frases de casamento, coloca a aliança no que julgava ser um galho seco, imaginando ser o dedo de Victoria, fazendo todas as juras e promessas de amor à "esposa". A partir daí, Victor quase morre do coração de tanto pavor, pois o "galho seco-dedo" era mesmo um dedo! O dedo seco, morto e pútrido de uma cadáver vestida de noiva, que brota do chão e aceita se casar com ele, o levando para o mundo dos mortos...
As famílias ficam desesperadas sem saber do paradeiro de Victor, e a pobre Victoria se sente abandonada e fica inconsolável, esperando pelo noivo desaparecido. E quando recebe a notícia de que se Victor não aparecer pro casamento terá que se casar com o abominável Lord Barkis, um maluco super interesseiro, muito mais velho, arrogante e cheio de mistérios, Victoria e os pais de Victor entram em desespero.
Porém, lá embaixo, Victor ainda está vivo, e fica surpreso com a "vida" que os mortos levam. Ele precisa voltar para o mundo dos vivos, pois sabe que Victoria o espera, e quer desfazer o "casamento", mas fica tentado a não sair do mundo dos mortos...
Sou fã de animações, principalmente as stop-motion, como é "A Noiva Cadáver". Por ter sido dirigido pelo todo excêntrico Tim Burton, confesso que antes de assistir não esperava nada mais do que um filme macabro, cheio de elementos sobrenaturais e góticos, mas todas as minhas expectativas foram superadas, e muito!
Tim Burton conseguiu nos presentear com um filme fantástico, tanto em enredo quanto visualmente, com tamanha perfeição que enchemos os olhos.
É bem visível a diferença entre os dois mundos criados, onde no mundo dos vivos, as pessoas são sem graça, sem cor e sem vida enquanto no mundo dos mortos, tudo é muito colorido, chamativo, todos são felizes, extrovertidos e só fazem festa, dando a entender que a morte é muito melhor do que a vida patética que muitos levam. Foram elementos diferentes e sinistros, que podem não ser muito atrativos ou do agrado de alguns, mas que formaram uma excelente combinação e a diversão é garantida.
O filme ainda conta com uma trilha musical bem interessante. As músicas são cantadas pelos próprios personagens e devem ser ouvidas com atenção, pois elas nos contam e explicam muitas das intenções deles.
Enfim, apesar do filme ser bem curtinho, vale muito a pena assistir. Recomendo muito!

Espero que tenham curtido minha estréia aqui no Livros e Rabiscos! Beijo doce! *-*