Álbum da Semana #42 - Halcyon, da Ellie Goulding


♫♫♫♫

A espera acabou!
Para quem não sabe, Halcyon é o segundo aguardado álbum de estúdio da britânica Ellie Goulding, que tornou-se conhecida mundialmente pelo hit Lights, presente no relançamento de seu primeiro disco, Bright Lights. Precedido pela canção promocional Hanging On (feat. Tinie Tempah) e o single principal, Anything Could Happen, Halcyon é um daqueles álbuns fadados ao sucesso! Adquirindo um som mais etéreo e acústico, esta extensão preta-e-branca de Lights definitivamente marcará o trimestre ainda restante de 2012! Vou arriscar e dizer que este é um dos grandes destaques do ano, principalmente por diferenciar-se de muita coisa que andamos vendo no mercado ultimamente. Temos pop e dance, mas também um som mais caracterizado e ritualístico que permeia por todas as faixas, dando ao álbum uma atmosfera mágica e cerimonial. Danças na chuva, mar e sacrifícios são imagens que invadiram minha mente enquanto o disco tocava. Este faixa-a-faixa lhe dará um pequeno gostinho do que é Halcyon. E, logo após lê-lo, tenho certeza de que você pegará o atalho mais próximo para o iTunes e adquirirá uma cópia! Então, sem mais delongas, vamos ver o que Ellie nos preparou para este ano?

01. Don't Say a Word: Halcyon não poderia ter uma melhor faixa introdutória! Apesar de não gostar tanto desta, admiro sua melodia tribal e as batidas primitivas! É uma daquelas faixas que te dão um medo danado, e ao mesmo tempo te fazem querer sair correndo para dançar e praticar vodu! 2/5

02. My Blood: My Blood é a segunda faixa, e traz uma melodia ainda mais densa que a anterior! É característico em algumas canções da Ellie os instrumentos se sobrepondo à voz da cantora, e isto tornou-se algo do que não sou muito fã, mas em My Blood caiu como uma luva! Porque o interessante aqui não são os vocais, mas o estado de transe que a melodia provoca! 4/5

03. Anything Could Happen: Primeiro single oficial do álbum e uma canção amigável das rádios, Anything Could Happen mistura uma letra original e dramaticamente emotiva com batidas eletrônicas e assovios rítmicos. Estava incerto com relação a esta inicialmente, mas, depois que o videoclipe foi lançado, morri de amores pela música! Eu só ainda não me decidi se é algo para ouvir quando se está triste, ou feliz. Acho que serve para os dois estados emocionais! Rsrs... 5/5

04. Only You: Only You já era uma das minhas favoritas desde que a Ellie liberou snippets do álbum no YouTube! Eu simplesmente adoro as variações nos tons vocais da cantora, que vão do mais refinado agudo à mais bruta aspereza! Os ruídos de fundo, que parecem sair de um balão de gás hélio, também só tornam Only You ainda mais atraente! 4/5

05. Halcyon: Esta era uma das faixas pelas quais eu estava mortalmente curioso. Visto o estilo das anteriores, imaginava que Halcyon seria uma 'Lights 2.0', mas acabei me decepcionando um pouquinho... A primeira parte da música é levada numa boa, mas tudo é estragado no refrão, que é o que mais conta!! O "It's gonna be better" interminável apenas não colou, nem criou o ritmo que eu esperava que se seguisse! 3/5

06. Figure 8: Figure 8 é uma daquelas canções quase alienígenas!! Muitos efeitos sonoros, muito Auto-Tune, muito tudo, e, mesmo tão sobrecarregada de tantas coisas, consegue ser ótima! Vários artistas tentam fazer o mesmo em suas músicas, como Alexandra Burke em seu último álbum, Heartbreak On Hold, mas na maioria das vezes sempre falham... Já Ellie sabe quando parar, quando mostrar a voz, e quando adicionar os efeitos, no tempo e medida certos! Só a letra não é nada tão surpreendente, mas isto é irrelevante. 4/5

07. Joy: Joy é uma balada com influências dance e amáveis vocais de coral ao fundo. Começa lentinha... E depois explode numa batida envolvente e viciosa! Eu poderia comparar Joy à Diamonds, novo single da Rihanna, mas sinto que é ainda melhor, em vários níveis! 5/5

08. Hanging On: Primeira música do Halcyon com a qual todos tiveram contato, Hanging On é um cover da banda Active Child que não conseguiu me cativar desde o início. Eu esperava que a Ellie fosse chegar  e me surpreender, mas ela manteve o tom baixo e monótono o tempo inteiro, e nem mesmo o background eletrônico salvou Hanging On. 2/5

09. Explosions: Lançada como segundo single promocional do álbum no Reino Unido, Explosions é uma balada eletrônica bem semelhante à Joy, mas de certa forma mais "pesada". A voz de Ellie está mais agressiva, embora o rumo da letra não seja este, e talvez tenha sido isso que fez Explosions perder alguma coisa comigo... Acho que funcionaria melhor com algo mais melódico. Ao piano ficaria perfeito! 4/5

10. I Know You Care: Na primeira vez que ouvi esta, logo pensei que era uma versão 2012 do cover que Ellie fez para o clássico de Elton John, Your Song. É IMPOSSÍVEL não notar as semelhanças entre as faixas! E não me entendam mal! Não estou dizendo que é um plágio ou algo do estilo, mas I Know You Care é uma bela e bem feita releitura de Your Song. A letra é a melhor em todo o Halcyon, e aquele fim com o coral e vocais mais amplificados conseguiu me pegar de guarda baixa! 5/5

11. Atlantis: Esta era a canção que eu estava mais ansioso para ouvir! Vejam bem: sou um aficionado pela lenda da cidade submersa Atlantis, e não sabia o que esperar de uma canção com este nome! É claro que Atlantis não tem realmente nada a ver com o mito. É uma referência inexistente na letra que apenas Ellie vai entender, mas a música é basicamente uma balada com sinos e traços eletrônicos sobre um amor conturbado. Não digo que amei, mas sim que gostei! 4/5

12. Dead In the Water: Amo, amo, amo, amo, amo!!! Toda vez que ouço Dead In the Water parece que estou realmente submerso em água!! Os sons oceânicos que permeiam a letra só tornam tudo ainda mais mágico, bem como o coral e a própria Ellie, aqui totalmente vulnerável e emotiva! É o tipo de música que você deita para ouvir e, quando percebe, já foi transportado a um outro mundo! Acho que é minha predileta... 5/5

Deluxe Edition:
13. I Need Your Love (Calvin Harris feat. Ellie Goulding): Na verdade I Need Your Love é uma canção original de Calvin Harris, presente em seu novo álbum, 18 Months, prestes a ser lançado mundialmente, mas por diferenças em datas acabou aparecendo inicialmente em Halcyon. Não é muito diferente de tudo que já ouvimos por aí de Calvin Harris... Uma letra bobinha servindo como desculpa para a clássica batida tão amigável de danceterias. É boa, mas nada surpreendente. 4/5

14. Hanging On (feat. Tinie Tempah): E aqui estamos com Hanging On novamente! A única diferença desta versão do cover é o rap embutido do Tinie Tempah, mas nem isso ajuda a canção a se sair melhor... 2/5

15. Lights: É claro que a Ellie não poderia deixar de incluir seu maior sucesso no novo álbum, não é? Lights é a melodia única e nostálgica que a fez se tornar a mais nova febre do momento nos Estados Unidos. A música não faz o menor sentido e, ao mesmo tempo, faz todo o sentido do mundo! Ainda não entendo sua grande explosão nos charts estadunidenses, porque a música é boa, mas não é aquilo tudo, mas admiro a bem-produzida faixa! 4/5

16. Ritual: Ritual entrega de cara a faixa! É uma melodia bem sombria e, sem querer relatar o óbvio, ritualística! Rsrs... Tive de ouvir duas vezes para ter certeza se gostava, e acabei descobrindo que sim! É diferente do resto do álbum e foge ao pretexto de que faixas bônus são sempre medianas! 4/5

17. In My City: In my city-y-y! O refrão mais viciante do álbum pertence à faixa bônus In My City! A letra é bem bobinha mesmo, e o que conta aqui é o carisma de Ellie e sua capacidade de criar canções viciantes! Eu diria que In My City é uma "Starry Eyed Versão 2012"! 4/5

18. Without Your Love: Without Your Love é a última faixa do álbum Deluxe, relembrando muito algumas faixas do Lights, embora ainda tenha aquela característica tribalística do Halcyon. Eu diria que é uma mistura dos estilos de ambos os CD's feita para impressionar e concluir o disco com chave de ouro! Não é perfeita, mas ainda assim é uma ótima pedida!  4/5

No fim, tudo resume-se a isto:
Lights Vs. Halcyon
Eu já escolhi o meu lado... E é Halcyon! Adorei a agressividade do outro e suas batidas eletrônicas sem controle, e até mesmo senti falta de um pouco disso aqui, mas a coisa é... Ellie canta mais aqui. Ela tomou coragem e saiu de trás do Auto-Tune descarado de Guns And Horses e Under the Sheets. Além disso, quem não se apaixona por um álbum tão calminho e com inspirações claras no oceano? Quando ouço Halcyon, que significa algo muito próximo de "serenidade", impossível de ser traduzido para o português, é um disco com o qual você se imagina boiando sobre as ondas, sentindo a friez da água em seu corpo e o sol de fim de tarde batendo em seu rosto... É calmo. E eu amei isto.