Sessão Pipoca #16 - Eu Sou a Lenda

♥♥♥♥
Título original: I'm Legend
Duração: 201 min
Direção: Francis Lawrence
Ano: 2008
Gênero: Epidemia/Ação/Suspense
Classificação Indicativa: 14 anos
Elenco: Will Smith, Alice Braga, Charlie Tahan, Emma Thompson

SinopseUm terrível vírus incurável, criado pelo homem, dizimou a população de Nova York. Robert Neville (Will Smith) é um cientista brilhante que, sem saber como, tornou-se imune ao vírus. Há 3 anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente. Robert é sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus, que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente ele realiza testes com seu próprio sangue, buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus.


Tudo começa quando a Dra. Krippin (Emma Thompson) consegue desenvolver um vírus capaz de curar o câncer. 3 anos após essa descoberta, a cidade está completamente dizimada e vazia, pois ninguém esperava que o vírus mutante que iria curar uma das piores doenças do mundo acabaria por transformar as pessoas em monstros perigosos. E em meio esse cenário pós apocalíptico, nos deparamos com o Dr. Robert Neville (Will Smith), o único sobrevivente que restou, acompanhado de sua cadela Samantha. Neville tenta, sem descanso, encontrar outros sobreviventes enviando mensagens pelo rádio e também tenta descobrir a cura para que o efeito do vírus se reverta e esses monstros voltem a ser humanos. Ao mesmo tempo, luta pela sua sobrevivência e de Sam. Ele é imune ao vírus, que se propaga pelo ar, e usa seu próprio sangue tentando criar um antidoto, e para isso, precisa se arriscar criando armadilhas para capturar os monstros e fazer seus testes. Os monstros são criaturas noturnas e saem durante a noite para caçarem pois o sol é prejudicial a eles, que acabam tostando e morrendo se expostos à luz.
Baseado na história de Richard Matherson, Eu Sou a Lenda se passa em uma Nova York totalmente desolada, silenciosa e em ruínas, onde a cidade acabou se transformando em um tipo de "selva". Em meio a centenas de carros enfileirados e prédios cobertos, podemos ver o mato tomando conta e alguns animais selvagens, como leões e cervos, zanzando por aí. O cenário é fantástico e realmente lembra o fim do mundo. O silêncio durante o dia também foi crucial para que o clima de suspense ficasse tenso na medida certa. A noite, quando os monstros saem de seus esconderijos, já não é tão calmo assim...
Como Neville é o único sobrevivente, ele tem vários flashbacks de acontecimentos anteriores à tragédia, envolvendo sua mulher, sua filha e a cidade inteira em polvorosa na tentativa falha de se salvarem.
Por estar sozinho nessa busca, obviamente ele sente falta de uma vida social e sempre assiste as notícias de jornais gravadas e espalha manequins pela cidade, onde dá nome a cada um deles, para fingir que se conhecem e tem um tipo de amizade. Chega a ser muito triste imaginar uma pessoa vivendo completamente isolada e sozinha desse jeito, pois por mais que ele tenha Sam como companhia, ela não fala! E ele ainda precisa se preocupar com ela porque os cães são imunes a contrair o vírus pelo ar, mas se forem atacados e mordidos, lascou-se... Também viram cães assassinos!
Enfim, eu gostei muito desse filme, mas só não dei nota cinco por causa da adaptação que sofreu muitas mudanças. Na história original, os monstros são vampiros, e no filme não há menção sobre isso, o que faz com que qualquer um que não conheça a história do livro pense que se trata de qualquer coisa, menos vampiros.
A atuação de Will Smith (lindo *-*), como sempre, foi perfeita. A atriz brasileira Alice Braga, no pequeno papel de Ana, também se destacou e foi uma personagem muito importante.
Eu recomendo muito esse filme pra quem gosta do gênero. Tem suspense, ação e drama na medida certa. Dá pra se divertir, se desesperar e se emocionar ao mesmo tempo.
Ah, e pra quem não sabe, foi feito um final alternativo pro filme. Um final feliz! Eu, por ser fã do ator e realmente ter gostado do filme, até comprei o DVD especial que vem com o filme original e o filme com o final diferente. O DVD ainda conta com extras, onde podemos assistir várias animações sobre a epidemia.
É super bacana! Vale a pena assistir!


Bjokas! Flávia