Sessão Pipoca #17 - O Estranho Mundo de Jack

♥♥♥♥
Título original: The Nightmare Before Christmas
Duração: 76 min
Direção: Henry Selick
Ano: 1993
Gênero: Animação/Fantasia
Classificação Indicativa: Livre
Elenco (vozes): Danny Elfman, Chris Sarandon, Catherine O'Hara, William Hickey, Glenn Shadix, Ken Page

SinopseJack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory) e fazerem seu próprio Natal. Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally (Catherine O'Hara) contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.


Jack Skellington é considerado um dos seres mais assustadores e bem sucedidos da Cidade do Halloween. Todos os habitantes monstruosos de lá, passam o ano inteiro organizando a festa de Halloween de forma que fique a mais bacana e assustadora possível. Porém, Jack fica cansado dessa rotina e entra numa crise existencial, pois sempre tem que fazer a mesma coisa todos os anos, e vai espairecer as ideias dando um passeio pela floresta. Lá, ele encontra passagens com um simbolo sazonal em cada uma delas, indicando que existem outros mundos com outros tipos de festividades, desde a Páscoa até o Natal, e é por esta última que Jack fica curioso e resolve espiar de perto para ver como funcionam as coisas por alí.
Querendo sair da rotina, Jack volta para a Cidade do Halloween querendo fazer uma festa diferente neste ano, e por mais que Sally Ragdoll, sua namorada, avise que isso não é uma boa ideia, Jack acaba ignorando-a e convencendo os moradores a sequestrarem o Papai Noel a fim de fazerem um Natal só pra eles. Porém, ao sequestrar o Papai Noel, alguém terá que substituí-lo na Cidade do Natal e o projeto acaba virando uma grande confusão!
Mesmo que o dedo de Tim Burton exista em "O Estranho Mundo de Jack", a direção não foi dele, ao contrário do que muitos pensam. O mestre das esquisitices góticas só participou da produção e de uma pequena parte do roteiro, mas nem por isso todo o seu estilo ficou de fora dessa animação em stop-motion sombria, mas ao mesmo tempo encantadora!
Os detalhes do cenário e das personagens são perfeitos, numa sincronia de cair o queixo! Depois dessa animação, o estilo stop-motion nunca mais foi visto da mesma forma!
Talvez pela Disney ter participado da produção, todas as cenas ficaram bem equilibradas, de forma que se começasse a ficar muito tenso ou assustador, logo entra um diálogo leve ou uma cena engraçada para descontrair, não deixando o filme muito cansativo. As cores lembram o Halloween e o tema gótico, e são muito vivas e iluminadas, de encher os olhos!
O que pra mim não foi 100% foram as músicas, que por mais que se encaixem com a situação (e mesmo algumas delas tendo sido regravadas alguns anos depois por bandas como Fall Out Boy e até Marylin Manson), não me agradaram muito porque não marcam "aquela" presença. Algumas são até chatas a monótonas.
E não se enganem: A mistura de tema festivo de Halloween + Natal do filme, só serve mesmo como um excelente pano de fundo para a verdadeira história de amor que existe entre Jack e Sally nessa história. E é liiiinda!
O filme ficou tão famoso que hoje existem milhares de itens inspirados nele, com diversos itens que vão desde estampas em camisas e canecas, bonequinhos, cadernos, bolsas e mochilas, e até tatuagens!


Bjokas! Flávia