Seth Grahame-Smith: Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros

Título: Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros
Autor(a): Seth Grahame-Smith
Editora: Intrínseca
Gênero: Ação
Nº de Páginas: 336
Ano: 2010
Avaliação: 
Indiana, 1818. A luz da lua cai através das florestas densas que cercam a cabana de apenas um quarto onde um Abraham Lincoln com apenas 9 anos se ajoelha ao lado do leito de morte de sua mãe. Só mais tarde o entristecido Abe descobriria que o ferimento fatal de sua era, na verdade, culpa de um vampiro. Com o dom de suas legendária altura, força e habilidade com um machado, Abe sai em um caminho de vingança que irá levá-lo até a Casa Branca.

Comprei este livro há uns dois meses atrás e desde então vim cozinhando-o em banho-maria.
Deve ser pelo instigante trailer do filme, ou as ótimas resenhas do Skoob, ou até mesmo a ameaçadora, sexy e sombria capa, mas enfim decidi tirá-lo de seu já empoeirado lugar na abarrotada estante. Comecei a lê-lo, se não me engano, numa calma tarde de sexta-feira, quando os compromissos da semana tinham sido concluídos e eu tinha todo o final de semana para aproveitá-lo e terminá-lo. Mas nem tudo nesta vida ocorre como o planejado, não é mesmo?
Acontece que eu achei a história do comerciante quarentão que têm em mãos antigos e reveladores diários de Abraham Lincoln, um dos soldadores do que hoje é o império capitalista americano e, de acordo com seus escritos, um caçador de vampiros nato, um tanto... Excessivamente histórica e sonolenta. Eis o meu erro: ver o trailer da adaptação cinematográfica antes de ler o livro, pois ambas as obras são claramente diferentes! Ainda não tive a oportunidade de conferir o filme, mas não estou tão ansioso, se vocês me entendem. Rsrs...
Quem espera por uma versão literária de Blade, O Caçador de Vampiros ambientada no fim do século XVIII vai ter uma profunda decepção! Porque, salvas algumas breves cenas de ação e de real tensão, o livro é um estudo biográfico completo de quem foi Abraham Lincoln. Com, obviamente, os fictícios vampiros justificando furos de sua vida pessoal. Não me levem a mal: eu amo História, admiro toda a trajetória da ascensão de Lincoln à Casa Branca, e sou fã de vampiros, mas a coisa que ficou me incomodando como uma pulga atrás da orelha aqui é a pacacidade e o caráter biográfico do livro.
Vou ser sincero e fazer a pergunta: porque as pessoas interessam-se tanto por biografias? Porque se interessam tanto em saber da vida dos outros? Gente, Facebook está aí pra isso! Rsrs...
E lendo Abraham Lincoln, a sensação que tive foi esta. De ler sobre o interminável cotidiano de um homem comum, como todos os outros, que vai ao trabalho, tem mulher, filhos e, que, à noite, mata um ou dois vampiros. Nem um pouco interessante... Por isso, só uma estrelinha desta vez.

Fiquem com o trailer (enganoso) do filme: