Sessão Pipoca #19 - Paranoia

♥♥♥♥♥
Título original: Disturbia
Duração: 105 min
Direção: D.J. Caruso
Ano: 2007
Gênero: Suspense/Thriller
Classificação Indicativa: 12 anos
Elenco: Shia LaBeouf, Sarah Roemer, Carrie-Anne Moss, David Morse, Aaron Yoo

SinopseAtormentado pela morte de seu pai, Kale (Shia LaBeouf) é condenado a passar 90 dias em prisão domiciliar, após um surto de fúria na escola. Em sua rotina ociosa, o adolescente gasta o tempo observando a movimentação da vizinhança pela janela com seus amigos Ashley (Sarah Roemer) e Ronnie (Aaron Yoo). Nos encontros voyeurs, os garotos começam a desconfiar que um dos vizinhos é assassino em série e iniciam sombria investigação sobre a vida do suspeito.


O filme começa com um terrível acidente de carro envolvendo Kale (Shia) e seu pai, que acaba não resistindo. Um ano se passa, e Kale ainda parece se culpar pela morte do pai e vive bem infeliz, até que durante a aula chata de espanhol, seu professor começa a irritá-lo e o garoto resolver libertar toda aquela raiva e agonia reprimidas e lhe enfia um soco na cara.
Como esse tipo de comportamento é inaceitável, Kale acaba tendo que pagar pelo que fez, e é condenado à prisão domiciliar por 3 meses. Um aparelho é instalado na cozinha de sua casa e ele não poderia se distanciar dele mais do que 30 metros, caso contrário a polícia receberia o sinal de que ele violou e excedeu o limite de distância e apareceria para prendê-lo.
Preso em casa, o garoto não tem pra onde ir nem o que fazer. Passa o tempo jogando video game, mexendo na internet, assistindo TV, fazendo montanhas de bolinhos e coisas inúteis do tipo. Sua mãe (Carie-Anne Moss) querendo que ele faça algo de útil, tenta cortar todas essas mordomias dele, mas para continuar a não fazer nada, como ajudar nas tarefas de casa, munido de binóculos e câmeras, ele começa a espionar os vizinhos, observando seus comportamentos e suas vidas.
Ele descobre coisas que sempre passaram despercebidas aos olhos desatentos dos outros. Então Kale assiste na TV sobre um assassino serial, onde é informado características do suspeito e o carro que ele tem, e coincidentemente, seu vizinho se encaixa no perfil... Kale e seu amigo Ronnie (Aaron Yoo) ficam desconfiados.
Kale também começa a espionar Ashley (Sarah Roemer), sua vizinha linda que vive nadando e zanzando de biquine por aí, o que desperta o interesse do garoto... Mas ela percebe que está sendo vigiada e começa a se aproximar de Kale. Quando ela resolve tirar satisfação, ele acaba explicando que estava suspeitando do vizinho ser um assassino e para sua surpresa, Ashley resolve ajudar nas investigações... Só que eles parecem ter esquecido daquele velho ditado que diz que "a curiosidade matou o gato"...
Enfim, Paranoia, resumidamente, é um filme de suspense onde 3 amigos investigam um cara pois suspeitam que ele é um assassino, mesmo sem terem provas. Mas pelo filme ser voltado ao público adolescente, estrelado por adolescentes, não foi tão impactante quando eu pensei que fosse. A agonia e o desespero para saber se o cara é ou não é assassino, as cenas de suspense e susto, acabaram me tirando a paciência. Muitas cenas feitas através da câmera de Kale, em que ele fica andando e tremendo, como se fossemos nós mesmos vivenciando a situação ou vendo tudo pelos olhos dele, foram um tanto enroladas em vez de pertubadoras.
Confesso que em poucos momentos levei uns pequenos sustos, mas foram mais engraçados do que aterrorizantes. Como o filme tem cenas com tiradas hilárias e um pouco de romance no ar, e principalmente pela atuação muito boa dos atores, os sustos dão lugar a diversão. A trilha sonora também ajuda a criar um clima de tensão, mesmo que não seja o dos melhores.
A história em si poderia ser melhor se fosse mais trabalhada e achei um pouco absurda essa ideia de um adolescente preso em casa que começa a fuxicar a vida alheia até que a história vira uma confusão com gente correndo risco de vida e tudo mais, mas não deixa de ser um bom passatempo pra quem curte filmes do gênero, principalmente para aqueles que acham que ignorar o que acontece a sua volta é o melhor a fazer. Às vezes é bom parar pra dar uma boa observada em quem nos cerca... podemos ficar surpresos com o que descobrimos...




Bjokas! Flávia