Sessão Pipoca #20 (Final) - O Livro de Eli

♥♥♥♥
Título original: The Book of Eli
Duração: 118 min
Direção: Allen e Albert Hughes
Ano: 2010
Gênero: Ação/Ficção Científica/Drama
Classificação Indicativa: 16 anos
Elenco: Denzel Washington, Gary Oldman, Mila Kunis, Jennifer Beals

SinopseEm um futuro não muito distante, 30 anos após o término da última guerra. Eli (Denzel Washington) é um homem solitário, que percorre a América do Norte devastada. Ele apenas deseja paz, mas ao ser desafiado não foge à luta. Seu principal objetivo é proteger a esperança da humanidade, a qual guarda consigo há 30 anos, sendo que para tanto faz o que for preciso para sobreviver. O único que compreende seu intento é Carnegie (Gary Oldman), o autoproclamado déspota de uma cidade repleta de ladrões. Ao mesmo tempo Solara (Mila Kunis), a filha da companheira de Carnegie (Jennifer Beals), fica fascinada com Eli pela possibilidade de que ele lhe mostre o que há além dos domínios que conhece. Só que Carnegie está disposto a impedir sua cruzada, para recuperar Solara e também conseguir o valioso objeto que Eli protege.

"Ei gente!! O post é da Flávia, mas aqui quem fala é o Vinícius!
Caso tenham notado no título, esta será a última Sessão Pipoca do blog. Eu já estava conversando com alguns colunistas de outras áreas anteriormente, e acabei me decidindo por manter o Livros e Rabiscos como um blog apenas literário, a partir de 2013.
Mas isso não quer dizer que irei parar de blogar sobre música! Apenas aguardem... Boas surpresas nos aguardam no próximo ano..."

Eli é um guerreiro solitário que está há 30 anos caminhando para o oeste, rumo ao oceano, com o objetivo de levar a única coisa que traria esperança para as pessoas, agora desacreditadas na ideia de um mundo ideal, objeto que é protegido com sua própria vida. Ele percorre por uma America do Norte completamente devastada, só deseja seguir seu caminho em paz, mas se é ameaçado por ladrões, não hesita em matá-los. Até que ele chega a um vilarejo repleto de ladrões e marginais, que estão sob comando de Carnegie, o vilão ambicioso que se autoproclamou líder de todos que alí vivem e tem intenção de expandir seu domínio. Lá, Eli conhece Solara, uma garota que nasceu após a destruição e não sabe de nada sobre o que era o mundo antes de tudo aquilo, e ao descobrir um pouco sobre a intenção de Eli, fica fascinada e ansiosa para saber mais sobre sua jornada e passa a querer seguir junto com ele. Inclusive todas as pessoas que não viveram antes do desastre, estão meio que separadas intelectualmente das outras. Carnegie está atrás do livro que Eli carrega e protege, pois acredita que com ele poderá ter muito mais poder e controle sobre todas as pessoas, e agora que descobriu que o que tanto almeja está tão próximo, não vai medir esforços para consegui-lo, tentando impedir que Eli chegue em seu destino e ainda recuperar Solara que se uniu a ele.
"O Livro de Eli" é um filme pós apocalíptico com um cenário de faroeste típico: sombrio, sem cor, sujo, escuro em que a miséria, a pobreza, a fome e a violência, tanto física quanto verbal, chegam a dar arrepios. Ao que tudo indica, o Sol teve alguma influência para a situação em que eles passam, então podemos perceber que os personagens usam óculos escuros, máscaras e estão carregados de roupas para se protegerem do fator UV, e ainda assim o céu é escuro e cheio de nuvens carregadas, o que pode ter sido alguma consequência da guerra. A única coisa que se sabe sobre Eli, é que ele lutou, foi um dos sobreviventes da guerra - talvez por sua excelente habilidade com sua espada - e agora está nessa missão de ir em direção ao oceano levar o livro. Apesar das cenas de ação que são muito bem feitas e de tirar o fôlego, é um filme lento, em que as coisas e suas explicações se dão aos poucos, como por exemplo, quando há algum momento de interação com um desconhecido, um deles pede pra ver se as mãos do outro tremem a fim de saber se ele é confiável ou não, então, é preciso insistir até o final para que se entenda o que se passa e por que as pessoas chegaram  aquele ponto. E pra mim valeu a pena!
O livro que Eli carrega só traz mais explicações na segunda parte do filme, em que é explicado que durante séculos foi usado com intuito de angariar seguidores fiéis ao seu conteúdo por acreditarem em algo maior, e é por isso que Carnegie tanto deseja o último exemplar que restou. O livro inclusive mudou a história do mundo e o modo como muitas pessoas encaram e levam a vida, pois é uma das maiores fontes de ensinamento que existe.
Os atores interpretaram seus papéis com maestria e o final é bem surpreendente e imprevisível. Quando acaba dá vontade de assistir de novo para analisar se faz sentido.
O filme levanta questões sobre moral, mas acima de tudo, deixa no ar a questão de até onde alguém pode ir e até onde pode usar a fé para manipular os outros e beneficiar a si próprio... Super recomendo!



Bjokas! Flávia
@flavia_sa - Livros e Chocolate

Então, pessoal mais fofo! Como o Vinícius disse no inícío da postagem, essa é a última resenha de filmes no blog, e minha "saga" como colunista da Sessão Pipoca termina aqui. Queria muito poder agradecer ao Vini pelo espaço que ele me deu aqui no Livros e Rabiscos (gostei bastante), queria me desculpar por às vezes ter postado a resenha atrasada (final de ano é dose), mas principalmente agradecer a todos que acompanharam, que curtiram e que comentaram sobre os filmes que citei aqui! MUITO OBRIGADA! ♥