Cecelia Ahern - P.S. Eu te Amo

P.S.  Eu Te Amo
Editora: Novo Conceito
Nº de Páginas: 368
Ano: 368
Avaliação: 
Skoob
Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.


P.S. Eu te Amo não me era um título estranho quando a Novo Conceito anunciou em agosto passado que o livro seria lançado no Brasil. Aquele também era um filme muito bem-falado, reprisado na TV continuamente, mas nunca tinha me passado pela cabeça que, para começar, era baseado num livro!
A novela fora publicada em 2004 pela irlandesa Cecelia Ahern, tornando-se um best-seller em todo o mundo, e originando, claro, a tal adaptação cinematográfica que nunca fiz questão de ver, mas só tinha sido devidamente divulgada no Brasil agora. Ela contava a história de Holly Kennedy, uma irlandesa vinda de uma família grande e excêntrica que acabou de perder o marido Gerry, vítima de um tumor no cérebro, e tem de colocar sua vida de volta nos trilhos depois disto. O que Holly não esperava é que, prevendo o sofrimento da mulher, Gerry deixara cartas, uma para cada mês do ano e com um específico pedido que ela deveria cumprir. São através destas cartas que Holly passa a encontrar novos sentidos para seguir com a vida, sentindo sempre a presença do amado a seu redor, mesmo que ele não esteja realmente ali.
Assim que passei os olhos pela sinopse, tive aquele inexplicável impulso que acomete a todos os leitores para ler algum livro que, sob qualquer outra hipótese, você não leria. Eu estava bem certo que P.S. Eu te Amo era como um daqueles romances bobos do Nicholas Sparks (que eu não gosto) feitos para arrancarem lágrimas de leitores sensibilizados, ou até mesmo Um Dia, do David Nicholls, que chega a ser tão lindamente melancólico que dói, mas fiz uma pergunta a mim mesmo: custa, desta vez, dar uma chance? O livro também estava em promoção, admito! Rsrs.
E no fim, P.S. Eu te Amo certamente não foi um livro marcante, embora eu tenha voado pelas páginas e adorado cada um dos personagens, até mesmo a Holly, que mostra-se uma chata com inveja da felicidade alheia em alguns momentos! Este só não é exatamente o meu gênero preferido, e talvez por isto não saiba apreciar totalmente a leitura, embora, a meu ver, ele ainda seja um livro quatro estrelas! Mas pode ser que você ame! O final, ainda bem, não é nada parecido com livros do Sparks ou do Nicholls, e isto definitivamente também contou pontos! Cecelia soube sensibilizar-me sem utilizar da degastada artimanha das tragédias.
E assim que terminei o livro, fui correndo ver o filme, e me surpreendi ao constatar que, mesmo sendo muito diferente da obra original, a essência foi mantida e ele conseguiu ser tão bom quanto, e até com um enfoque mais romântico! Então, por favor, não me odeiem, mas eu gostei! Rsrs.