(DRD) Fernanda Saads - Do Seu Lado

Do seu lado
Título: Do Seu Lado
Autor (a): Fernanda Saads
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance
Nº de Páginas: 315
Ano: 2012
Avaliação: 
Skoob
Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu. Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o seu coração a desilude quando ela passa a ver seu melhor amigo, Igor, sempre irritantemente perfeito, com novos olhos.

Quem diz que a literatura nacional não está com nada, de uma duas: só pode ser louco ou é ignorante ao extremo!
Esta é a primeira obra brasileira que leio este ano (e também como parte do Desafio Realmente Desafiante, riscando o item de número 11), e pode não ser algo do peso de Machado de Assis ou Paulo Coelho, outros exemplos sempre citados, mas é de deixar no chinelo muitas autoras estrangeiras que decidem se aventurar pelo chick-lit e metem os pés pelas mãos!
Do Seu Lado tem como protagonista Sarah Albuquerque, uma engenheira nada glamourosa e atrapalhada que ainda está se recuperando de um mau término e encontra-se numa ótima fase de sua carreira profissional. Seu melhor amigo é Igor Schneider, também um arquiteto, mas daqueles bem pragmáticos e certinhos, que sempre colocam o trabalho à frente da vida pessoal.
Igor ama Sarah, mas, de tão relapsa e confusa que a mesma é, nunca percebeu ou correspondeu tal sentimento. O relacionamento entre eles esfria quando Sarah reencontra-se por meios profissionais com Bruno, o mesmo babaca que a traiu no passado e quebrou seu coração. Ela inicialmente convence-se que a reaproximação de ambos deve-se a um mirabolante plano vingativo, mas os ocasionais encontros acabam virando um namoro de uma só via.
Igor não suporta ver a melhor amiga e mulher que ama agindo feito uma cega novamente, e resolve afastar-se, passando a namorar uma antiga colega dos tempos de faculdade. Notando uma absência em sua vida, Sarah tenta de todas as formas encontrar explicações que justifiquem o ciúme irracional que sente de Igor, e passa a revisar seus antigos conceitos do que é realmente amor. Mas, quando ela perceber que está cometendo o erro de uma vida, será tarde demais para voltar atrás?
Não sou o maior fã de livros destinados a um público predominantemente feminino, nacionais ou não, e Fernanda Saads não estava na minha listinha de autores que um dia quero conhecer até eu ter ocasionalmente ganhado seu livro numa promoção do Alma Leitora. Embora tenha lido um ou outro chick-lit nos últimos cinco anos, não faço questão de expandir minha área de conhecimento do assunto e ainda não entendo todo esse amor do povo por tais novelas!! Rsrs... Elas são tão clichês! Do Seu Lado principalmente! Não que isso tenha de significar que o livro seja necessariamente ruim.
Eu gostei. Dei quatro estrelas, até. Mas é algo que, no próximo mês, já vou ter esquecido, porque, para mim, é o que este tipo de leitura representa. É bom, na verdade delicioso, ler um ou outro livro light por mês, mas definitivamente chick-lit não é um gênero que indico de prontidão a outros leitores.
Você pode ler Do Seu Lado e derreter-se com todo o amor da obra, mas não espere algo mais marcante que isto.
***
E agora, só porque sou chato e atento aos detalhes, queria falar da capa! Isto é um chick-lit, certo? Um romance leve e descontraído para proporcionar boas risadas e semear a felicidade! E o que dizer desta capa então, toda trabalhada em tons escuros e depressivos com a garota olhando para a cidade lá fora, pensativa? Tirando a parte da garota pensativa, o resto não tem absolutamente nada a ver com o livro! Para vocês terem uma noção, eu, antes de ler qualquer sinopse ou outra coisa, imaginava um daqueles dramas que te colocam pra baixo e te fazem chorar embaixo dos cobertores até você adormecer! É uma capa linda, mas que não combinou nada com o que está dentro! Mas é só algo que gostaria de acrescentar. E que fique claro então para eu não ser mal compreendido: isso não atrapalha em nada a leitura!!!