Becca Fitzpatrick - Finale (Hush, Hush #4)

FinaleEditora: Intrínseca
Nº de Páginas: 303
Ano: 2013
Avaliação: 
Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.

É sempre inexplicavelmente triste quando uma das suas séries favoritas acaba! Foi assim com Percy Jackson e Crepúsculo, e está sendo agora com Hush, Hush! Eu nunca soube direito o que me atraiu inicialmente e me fez cair de amores por esses livros. O que quer que seja, amo de coração Hush, Hush e indico a qualquer um que ainda não leu a respeito de anjos e quer dar ao subgênero uma tentativa! E como estava dizendo no início do post, antes de começar as habituais divagações, é quase o fim do mundo quando você chega ao volume final de uma saga! E agora!?? Como vou fazer para superar o trauma de que não vou mais ler qualquer coisa a respeito da vida desses personagens!?? Será que a autora não poderia ao menos publicar um livro extra, para matar a saudade?
Eram esses desesperados pensamentos que esperava ter após ler Finale! Infelizmente, isso não aconteceu... Já explico os motivos!!

Pule o próximo parágrafo para evitar spoilers dos livros anteriores!
Neste último livro, Nora, agora nefilim, já é apresentada como a sucessora de Hank Millar, seu recentemente descoberto pai, na liderança do exército de mestiços. E é claro que não está nada feliz com isso! Aí já começam minhas implicâncias com o livro... Em alguns momentos a Nora é tão infantil e egoísta que você se pergunta se é a mesma garota forte e decidida que protagonizou e bem os três livros anteriores!! Mas continuando... O Cheshvan está chegando, e logo será tempo da tradicional subjugação dos nefilins aos anjos caídos, que como não têm sensações humanas, utilizam os corpos de seus vassalos para as "necessidades" pessoais. E é esperado de Nora que esta situação mude, pois os mestiços claramente estão insatisfeitos com sua posição inferior na hierarquia celeste, e querem de qualquer forma reverter o quadro. E, para que não seja morta pelo primeiro nefilim ambicioso que queira assumir a liderança, Nora deve mostrar que está engajada em liderá-los na batalha contra os anjos caídos pela liberdade. E, para isso, deverá atuar um falso rompimento com Patch, seu namorado, que inconvenientemente é também um anjo caído! Eles continuam a se encontrar, mas às escondidas, e tentando encontrar possíveis soluções para impedir que o sangrento conflito aconteça.
Fim dos spoilers!

Minhas expectativas eram altas para este livro! Na verdade, altíssimas! Então é claro que fiquei decepcionado quando percebi a Nora, sempre tão resoluta, fraquejando perante algumas decisões. Não consegui aceitar que o casal sempre tão unido de Sussurro, Crescendo e Silêncio estivesse sustentando a relação à base de meias verdades e segredos obscuros! E dizer que fiquei confuso em alguns pontos seria um eufemismo, porque, literalmente, não conseguia sequer visualizar para onde Becca conduzia a narrativa! Novos probleminhas surgiam aqui e acolá, e no fim era tanta coisa para resolver de uma vez só que ficou aquele ar de coisa apressada, mal acabada...
Quem acompanha o blog também pelo Facebook sabe como fiquei indignado com a autora por ter sido tão injusta, e em alguns pontos até mesmo cruel, com alguns personagens! Becca, o que deu em você!!??
Confesso que não foi o "grand finale" que eu esperava. Gostaria que a grande batalha final tivesse sido mais desenvolvida, que Nora e Patch tivessem mais de seus mágicos momentos - neste livro raríssimos - e que, lá vou novamente, certos personagens, que não irei dizer quais, tivessem fins dignos!
Enquanto os três primeiros livros dão um show das capas ao enredo, este deixa a desejar, ao menos no que diz respeito ao enredo! Rs...
Hush, Hush é uma das minhas séries queridinhas e definitivamente vale as cinco estrelinhas! Mas para este último volume... Três são o suficiente!