Letícia Black - Contos de uma Fada: A Nascente das Montanhas


Contos de uma FadaTítulo: Contos de uma Fada: A Nascente das Montanhas
Autor(a): Letícia Black
Editora: Novo Século (Selo Novos Talentos)
Gênero: Infanto-Juvenil
Nº de Páginas: 320
Ano: 2012
Avaliação: 
Michelle está prestes a ter sua vida virada de cabeça para baixo. Ela passa de uma simples garota carioca que gasta seu tempo livre com o namorado, Guilherme, para uma princesa de Lammertia, a terra das fadas. Descobrindo ser fruto da junção perigosa de elfos e fadas e que não deveria ter sobrevivido aos primeiros segundos de vida, Michelle parte para a Nascente das Montanhas com a ajuda de seus novos e mágicos cúmplices. Ela tem de convencer a todos do reino que pode continuar viva; e isso não será nada fácil. Tudo o que a nova princesa deseja é voltar para casa e para seu namorado. Mas antes terá de mudar o mundo das fadas para sempre. Será que ela vai conseguir?

Eu fiquei sabendo da existência desse livro há algumas semanas quando a autora Letícia Black me contatou pelo e-mail do blog oferecendo um exemplar para ser resenhado. Este ano prometi a mim mesmo que leria mais revelações nacionais, e oportunidades batendo à porta não faltam, então disse sim. Eu não esperava o livro quando ele chegou para mim no início da semana passada, e como não tinha mais nada que me chamasse a atenção de imediato na estante, e ignorando o Contos de uma Fada, para o qual não achei justificativa, afinal não é uma coletânea de contos, iniciei a leitura.
A Nascente das Montanhas (irei me referir ao livro por seu subtítulo daqui pra frente) é a literalmente mágica história de Michelle, carioca da gema que vê sua vida despedaçar-se ao descobrir ser adotada, e reintegrar-se novamente ao conhecer suas origens. Michelle nunca sonharia ser filha de uma rainha, muito menos da rainha de Lammertia, o oculto reino das fadas. Fadas não sobrevivem muito tempo na Terra após o brotamento das asas, e por mais que seja contra sua vontade, Michelle deverá aceitar de bom grado viajar até Castelo Alado, a sede das fadas, e assumir o seu futuro. Mesmo que isso signifique não poder dizer adeus ao garoto que ama, Guilherme.
"Se minhas asas fossem mesmo irreversíveis, e eu nunca mais pudesse voltar à Terra, aquela seria minha família e minhas amigas e eu até mesmo admitia que gostava delas." 
A Nascente das Montanhas não fica nem um passo atrás com relação a tantas outras obras infanto-juvenis de já famosas autoras americanas, o que só confirma a existência de verdadeiros talentos nacionais que são desperdiçados devido à preferência por obras estrangeiras e descaso das próprias editoras. A Nascente têm de tudo e mais um pouco para agradar aos fãs do gênero: a protagonista bobinha e que só apronta trapalhadas, aventuras, um arco de personagens incríveis e únicos e muito, muito romantismo! E eu nunca teria sequer sabido da existência da obra não fosse o contato direto da autora!
"Éramos nós dois de novo. Juntos. Michie e Gui."
É claro que há algumas coisas que não me agradaram... A cada duas páginas, a tal Michelle está chorando por um motivo diferente (ô menina chata!! Rsrs), e alguns detalhes não foram bem explicados: Lammertia é um submundo medieval, e eu esperava que a protagonista notasse gritantes diferenças com relação a seu cotidiano habitual, como quando fosse tomar banho. A autora não deixou claro se as fadas banhavam-se em tinas, banheiras ou até tinham eletricidade. São esses pormenores que sempre mordem um autor em livros que têm tais cenários, e é preciso tomar um cuidado extra com eles. Mas, no balanceamento das equações, o resultado foi mais que satisfatório! Rs.
Haverá uma sequência para o livro, mas pelo o que sei, a autora sequer começou a escrevê-la. É bom a Letícia andar logo com isto, porque mal posso esperar para ver o que se sucederá na saga de Michelle e Guilherme!