John Flanagan - Ponte em Chamas (Rangers - Ordem dos Arqueiros #2)

Ponte Em Chamas
Título: Ponte em Chamas
Autor(a): John Flanagan
Editora: Fundamento
Gênero: Aventura
Nº de Páginas: 224
Ano: 2009
Avaliação: 
Nos últimos quinze anos, o temível Morgarath conseguiu reunir um enorme exército de criaturas implacáveis, os Wargals. Eles não temem nenhum inimigo e são controlados mentalmente pelo próprio Morgarath, o Senhor da Chuva e da Noite. Pego de surpresa, o Reino de Araluen se vê diante de uma guerra. Enviado em uma perigosa missão para impedir o confronto, o jovem arqueiro Will parte acompanhado do grande amigo e espadachim Horace e do habilidoso Gillan. Os três guerreiros contarão também com a inusitada ajuda da misteriosa e bela criada Evanlyn Wheeler. Nessa jornada, Will colocará à prova todos os ensinamentos de coragem e aptidão transmitidos pelo seu mestre, o famoso arqueiro Halt. Mas o que o jovem não imagina é que ficará frente a frente com o tenebroso Morgarath e que poderá ser o responsável por mudar o rumo da eminente batalha. Será mais um teste de coragem e determinação, em que Will terá de provar seu valor.

Rangers - Ordem dos Arqueiros é uma série que eu queria ler desde os doze anos, mas só este ano tive a oportunidade quando consegui a honra de ser parceiro da Fundamento! Hoje tenho dezesseis, e minha mentalidade definitivamente não é a mesma, e foi por este motivo que não favoritei o primeiro volume. É muito bom, mas tenho certeza que teria achado ótimo se tivesse lido antes. Escrita por John Flanagan para seu filho, com o intuito de mostrar que os heróis não precisam ser sempre aquele tipo estereotipado da Marvel, a série tem atualmente onze volumes e narra as aventuras de Will, um curioso aprendiz de arqueiro órfão. Em Ruínas de Gorlan, Will conseguiu impedir temporariamente que Morgarath, um grande vilão que tentou destruir o Reino de Araluen anos antes ressurgisse, ganhando assim o respeito da Ordem dos Arqueiros e as melhores condecorações possíveis de seu senhor feudal.
"-Pensei que fosse impossível passar por esses penhascos. - Will comentou.
-Nenhum lugar é realmente impossível de atravessar. - Halt comentou com um sorriso sombrio."
No segundo livro, Ponte em Chamas, Will descobre os planos de batalha de Morgarath, que planeja um devastador ataque surpresa ao Reino. Nenhum tempo pode ser perdido, e é quando Halt, seu tutor, envia o jovem aprendiz, Gilan (seu melhor ex-aluno), e Horace, um prodígio da Escola de Guerra, em uma aventura para interceptar as forças malignas do Senhor da Chuva e da Noite. No caminho, o grupo faz uma parada em Céltica para que Gilan possa entregar uma mensagem, e descobrem a região totalmente desértica. É quando eles percebem que algo está terrivelmente errado e decidem investigar, encontrando ocasionalmente Evanlyn, uma misteriosa criada da nobreza. Evanlyn afirma que Morgarath é responsável pelo ataque à Céltica, e ainda revela que ele está em busca de mineiros para escravizar, com um propósito ainda obscuro. Juntos, os quatro tentarão impedir o que quer que Morgarath esteja tramando, mas o que não sabem é que podem estar caminhando direto para uma bem planejada armadilha.
"-Mas... E se eu errar?
Gilan sorriu abertamente e disse:
-Bom, neste caso, eu provavelmente arrancarei sua cabeça dos seus ombros."
Apesar de ser semelhante ao primeiro em vários pontos, Ponte em Chamas me agradou muito mais que Ruínas de Gorlan! Eu li o livro todo enquanto estava sentado num ônibus em Belo Horizonte durante uma manifestação, e mesmo se as circunstâncias não fossem estas, eu não conseguiria parar! Enquanto o primeiro foi um livro mais introdutório, apresentando a fictícia idade média, os personagens e seus conflitos, neste a verdadeira ação se desenrola! Will amadureceu bastante de um livro para outro, e tudo deve-se ao treinamento de Halt e os perigos que ele enfrenta em sua jornada. Conhecemos vários novos personagens, que com certeza terão maior importância nos livros seguintes, como Evanlyn (embora eu não tenha ido muito com a cara dela! Rs). Ponte em Chamas foi uma leitura viciante, e transformou a série numa das mais promissoras em minha estante! Mal posso esperar para colocar as mãos em Terra do Gelo!