Rick Riordan - O Filho de Netuno (Os Heróis do Olimpo #2)

O Filho de Netuno
Título: O Filho de Netuno
Autor(a): Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Gênero: Aventura/ Mitologia
Nº de Páginas: 432
Ano: 2012
Avaliação: 
A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia ele acorda de um longo sono e não sabe muito mais do que o seu próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus e o treina para lutar usando a caneta/espada que carrega no bolso, sua mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de semideuses, mas o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth. Com seus novos amigos, Hazel e Frank, Percy descobre que o deus da morte, Tânatos, está aprisionado e que Gaia pretende reunir um exército de gigantes para dominar o mundo e reescrever as regras da vida e da morte. Juntos, os três embarcam em uma missão aparentemente impossível rumo ao Alasca, uma terra além do controle dos deuses, para cumprir seus papéis na misteriosa Profecia dos Sete. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas.

Assim como para muitos, Percy Jackson foi uma parte importantíssima da minha vida como leitor: aos doze, treze anos, era impossível não se sentir atraído pela maravilhosa mitologia grega e o grande dom que Rick Riordan têm de simplificá-la e torná-la acessível aos jovens. Todos os cinco livros da série são maravilhosos - se ainda não leu, leia - e fiquei vibrando de animação quando soube que haveria um spin-off chamado Os Heróis do Olimpo! Muitos dizerem que não há problema algum em ler O Herói Perdido antes de Percy Jackson, mas certamente não estão levando em conta os eventuais spoilers que são brevemente mencionados da outra aventura nos novos livros, e qual a graça de ler uma série derivada da outra se você não conhece os personagens originais?
Infelizmente, terei de soltar alguns spoilers que prejudicarão a leitura de quem ainda não leu O Herói do Olimpo, mas não se preocupem! É só não ler o que está sublinhado e em itálico! No primeiro (que não têm resenha no blog), conhecemos Jason Grace, um misterioso semideus que, ao lado de dois outros heróis, logo se viu encarregado de impedir os planos maquiavélicos de Gaia, uma deusa antiga que ameaça se reerguer e causar a discórdia no mundo. Ao fim da aventura, descobrimos que existe outro Acampamento, que segue a versão romana dos deuses, e é onde o desaparecido Percy Jackson está.
Em O Filho de Netuno, Percy encontra-se sem memória e, perseguido pelas cruéis Moiras, acaba sendo levado ao Acampamento Júpiter, onde é visto como um mau agouro por ser um filho de Netuno (Poseidon na mitologia reformada). Em seu interior, ele sabe que seu lugar não é ali, e buscará as respostas durante uma nova expedição ao Alasca, que têm como intuito impedir o triunfo do gigante Alcioneu, parte importante dos planos de ascensão de Gaia. Na jornada, acompanhado de novos amigos e enfrentando perigos mortais, Percy será posto à prova inúmeras vezes, e precisará fazer escolhas dificílimas que moldarão quem ele é na guerra que está só começando.
Apesar de ter gostado em geral de O Herói Perdido, levei mais de um ano para ler a sequência. A nova série pode ser boa, mas vamos admitir: não chega aos pés de Percy Jackson & Os Olimpianos! Cheguei até a tomar birra da fórmula repetitiva do Rick, que é aplicada em todos os livros que já li dele, o que tornou o que antes fora tão original em Percy Jackson nada extraordinário em Os Heróis do Olimpo. O Filho de Netuno manteve o padrão de qualidade de O Herói Perdido em todos os quesitos, o que não é de forma alguma ruim, mas já me conformei e parei de comparar o spin-off à série original, o que foi meu erro primário. Posso dizer que não demorarei tanto assim para ler o próximo! E se você leu Percy Jackson e quer começar Os Heróis do Olimpo, lembre-se de não criar grandes expectativas, e se não leu Percy Jackson ainda, não perca mais tempo! Que venha então A Marca de Atena...