Cassandra Clare - Cidade das Cinzas (Os Instrumentos Mortais #2)

Cidade das CinzasTítulo: Cidade das Cinzas
Autor(a): Cassandra Clare
Editora: Galera
Gênero: Fantasia/ Infanto-Juvenil
Nº de Páginas: 406
Avaliação:
Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary, especialmente o belo e irritante Jace, que por algum acaso do destino, é intocável para ela.

Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que o louco e mau Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar, e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace.

Dois anos após ler Cidade dos Ossos, decidi dar uma chance a Cidade das Cinzas, segundo volume da série Os Instrumentos Mortais, incentivado é claro pela adaptação cinematográfica e pelas afirmações de alguns blogueiros que a coisa começa a realmente "pegar fogo" no segundo livro!! Rs. Antes que me entendam mal, eu gostei de Cidade dos Ossos, tanto que dei quatro estrelinhas, mas simplesmente não tive curiosidade de procurar as sequências imediatamente, e provavelmente só estou investindo novamente na saga porque uma amiga minha tem todos os volumes e está tendo a coragem de emprestar seus bebês para outra pessoa! Obrigado pela confiança, Ju! Viu como o livro continua recém-saído da livraria? Rsrs. 
“Quando você realmente ama alguma coisa, nunca tente conservá-la do mesmo jeito para sempre. Precisa deixá-la livre para mudar.”
Um erro crucial que cometi ao ler Cidade dos Ossos foi criar as melhores expectativas, já esperando que o livro fosse se tornar um favorito, como o é para milhares de outras pessoas, e depois disso não ter se concretizado, decidi não esperar tanto assim de Cidade das Cinzas, mesmo com os elogios que pipocam na internet a todo momento de gente que achou o primeiro livro OK e caiu de amores pela série após o segundo. Creio que foi a melhor coisa que fiz, já que achei a sequência muito mais fácil de ser digerida! 99,9% das pessoas, tendo lido os livros ou não, sabem da surpresa bombástica que a Cassandra Clare reservou aos leitores no fim de Cidade dos Ossos, mas respeitando a mísera parcela de desinformados, manterei o bico fechado! Rs. Então, sem spoilers, Cidade das Cinzas continua a saga de batalhas e aventuras de Clary e seus amigos Caçadores de Sombras em Nova York, enquanto eles tentam frustrar os planos de Valentim, vilão da série, e ainda voltar para casa vivos e intactos no fim do dia.
"-Bom, eu não vou beijar o mundano - Disse Jace - Prefiro ficar aqui para sempre e apodrecer.
-Para sempre? - Disse Simon - Para sempre é muito tempo.

Jace ergueu as sombrancelhas.
-Eu sabia! - Disse ele - Você quer me beijar, não quer?”
Justamente por não ser tão introdutório e morno quanto o primeiro, e por não ter criado as malditas grandes expectativas, Cidade das Cinzas conseguiu me entreter sem deixar aquela incômoda pulguinha atrás da orelha! Infelizmente, aquilo de ter achado o primeiro OK e o segundo uma perfeição não aconteceu, mas Os Instrumentos Mortais continua uma ótima série de fantasia que indico tanto a fãs do sobrenatural quanto dos romances românticos! Além disso, fiquei imensamente feliz com o fim prematuro do triângulo amoroso! Quem é Team Simon que me perdoe, mas até Elena e Stefan possuem mais carisma! E juro, agora não demorarei taaanto tempo assim para ler o próximo!! Hahaha.