Robert Bloch - Psicose

Título: Psicose
Autor(a): Robert Bloch
Editora: DarkSide
Gênero: Suspense
Nº de Páginas: 240
Ano: 2013 (Publicado originalmente em 1959)
Avaliação: 
Psicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas. Uma história curiosa envolvendo o livro é que Alfred Hitchcock adquiriu anonimamente os direitos de Psycho e depois comprou todas as cópias do livro disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, ele conseguisse manter a surpresa do final da obra.

Filmes de terror e suspense são os meus favoritos! Eu não apenas gosto de sentir medo ou me assustar (a verdade é que já estou vacinado contra tudo isso), mas acho assassinos em série esquartejando jovens no meio do nada e fantasmas assombrando mansões coisas extremamente fascinantes! Hahaha. E não estou falando dos novos filmes, mas sim dos grandes clássicos! A Hora do Pesadelo, Sexta Feira 13, Halloween, O Massacre da Serra Elétrica e, claro, a obra prima que inspirou todos estes, Psicose, de Alfred Hitchcock. Para vocês terem uma ideia, eu era tão viciado no estilo que minha mãe, provavelmente temendo que eu virasse um real psicopata, me levou à psicóloga! Rs.
"Você odeia as pessoas. Porque, na verdade, você tem medo delas, não é? Sempre teve medo, desde pequeno. Melhor se enroscar numa cadeira debaixo de um abajur e ler um livro. Você fazia isso há trinta anos e continua fazendo agora: se esconder entre páginas de livros."
Mas não se preocupem! Não sou maluco a ponto de matar uma garota no chuveiro e enterrar os restos mortais dela no pântano, como Norman Bates, a mente perturbada no livro de Robert Bloch. Apenas me divirto torcendo pela vida de alguns personagens (e morte de outros). Psicose (livro) não é diferente do filme em momento algum, embora seja certamente mais aprofundado, e por isso seria de se esperar que eu achasse a leitura entediante, mas enxergo claramente o que fez o louco Hitchcock comprar três mil exemplares da obra para que ninguém soubesse o final até o filme sair. É, ele realmente fez esta proeza!! Rs.
Se o nome ou as menções não tocaram uma campainha em sua cabeça, Psicose foi marcado pela famosa "cena do chuveiro", consagrada entre os filmes cult de todos os tempos por sua natureza aterrorizante para a época (anos 1960):



Apesar dos elementos um tanto quanto macabros, este é um romance policial como todos os outros, cuidadosamente trabalhado e de fácil leitura! Mesmo já sabendo o final e "imune" às surpresas do gênero, ainda me peguei torcendo, por exemplo, para que a Mary não entrasse naquele bendito chuveiro!! Rsrs. Eu já adorava a trama sob a visão cinematográfica do Mestre do Horror, mas agora estou apaixonado pela narrativa fluida e de alto teor psicológico do Robert Bloch! Ai, ai... Deu até vontade de assistir ao filme novamente, principalmente pelo julgamento no fim! Me chamem de estranho, mas para mim a melhor parte do longa não é a cena do chuveiro, o assassinato na casa ou a "Mrs. Bates", mas sim os "finalmentes"! A editora também está de parabéns por esta edição primorosa e caprichada! E para encerrar, soando piegas, você que é fã de suspense, que tal reservar também um quarto no Motel Bates? Rs.

E olhem que tudo os mimos personalizados enviados pela DarkSide junto com o livro!



E fiquei justamente com a chave do quarto 6! #Partiu ser morto no chuveiro enquanto canto Wrecking Ball.