Dez livros que PRECISAM virar filmes! - Parte 1

Cumprindo a promessa feita, aqui estou eu dando atenção ao blog! Rs. Eu estava com este post feito pela metade arquivado há tempos, e finalmente hoje decidi reinaugurar o Livros e Rabiscos com ele. Afinal, uma resenha a mais não traria nenhuma diferença significativa, certo? E esta publicação não poderia sair num momento mais oportuno! Nós leitores (tanto eu como vocês) todos temos aqueles livros que pareceram falar diretamente conosco e ganharam um espaço só deles em nossas estantes e corações, mas não são todas as vezes que um daqueles estúdios Hollywoodianos famosos compram os direitos da obra para lançá-la nas telonas, e ficamos (feliz ou infelizmente, dependendo do ponto de vista), imaginando nosso próprio roteiro e criando elencos imaginários para dar vida aos personagens. Para elaborar o post, fiz uma visitinha à minha lista de favoritos no Skoob, e dentre 49 favoritos, confesso que o número máximo a que queria reduzi-los era 27! Rs. Mas isto daria um post gigantesco, e 10 livros parecem mais que satisfatórios. Então, antes que eu muda de ideia e resolva aumentar este número para 20, aqui estão eles:

1: Garota Exemplar, de Gillian Flynn

Garota Exemplar
Garota Exemplar é um romance policial diferente de qualquer outro que já li! Para começar, ele não traz aquele clichê do detetive gostosão com algum sério problema pessoal, sua parceira e também ocasional amante, e um antagonista que, de uma forma ou outra, acaba sendo pego no final. A temática de Garota Exemplar, de Gillian Flynn, é simplesmente o casamento, e tudo o que esta união matrimonial pode acarretar quando ambas as partes não se conhecem totalmente. Livro extraordinário! Sério! Acredito que seja o melhor que li este ano... Até agora. Um filme seria sem dúvidas aclamado pela crítica e um sucesso de público, pois o plot não é absolutamente como nada que passou até este momento pelos cinemas! Para protagonistas eu acho perfeitos Mark Wahlberg como Nick e Maggie Grace como Amy, embora o filme "real" já esteja em fase de produção e já tenha seus atores definidos.

2: A Seleção, de Kiera Cass

A SeleçãoA Seleção é uma distopia disfarçada de contos de fadas que narra a instigante jornada de America Singer, uma garota da classe pobre de Illéa (Os Estados Unidos transformado em monarquia no futuro) que se torna uma das escolhidas num reality show que nomeará a nova princesa e posterior rainha do país. O problema é que America não se sente assim tão sortuda. Seu coração pertence a Aspen, seu antigo namorado, que pertence a uma classe social ainda mais inferior que a dela. Mas nada impedirá o príncipe Maxon de tomar America como sua preferida, principalmente devido à sua beleza singular e carisma, e é aí que um delicioso triângulo amoroso nasce. Assinada por Kiera Cass, talvez uma das autoras mais legais desta internet (e uma das poucas que já me responderam no Twitter, rs) A Seleção quase virou uma série de TV este ano, mas as coisas infelizmente não deram certo, e agora o futuro da adaptação é incerto, mas caso um filme fosse feito, eu escolheria Lily Cole como America, Patrick Schwarzenegger como Maxon e Matt Lanter como Aspen.

3: Extraordinário, de R. J. Palacio

ExtraordinárioSabem aquele livro que, além de ser viciante a ponto de você lê-lo num só dia, te atinge com uma flechada direto no coração? Extraordinário é exatamente assim! Em um romance de partir o coração, R. J. Palacio narra o difícil dia a dia de Auggie Pullman, um garotinho que nasceu com uma severa deformação facial, o que foi e tem sido um grande empecilho em sua vida, ainda mais após ele ter ingressado numa escola de crianças "normais". Auggie só quer ser aceito, afinal ele por dentro é exatamente como todos os seus colegas, mas nem todos parecem ver as coisas desta maneira. O que mais gostei em Extraordinário foram suas narrativas múltiplas, que torna possível saber como as pessoas próximas ao Auggie lidam com suas limitações, e enxergar o problema por óticas diferentes. Extraordinário é uma daquelas histórias que nasceram para ganhar inúmeros Oscars, e acredito que Atticus Shaffer, famoso pelo seriado The Middle, poderia trazer vida ao Auggie e dar ao livro o reconhecimento que este merece!

4: A Lista Negra, de Jennifer Brown

A Lista NegraAssim como o livro de número 3, A Lista Negra, maravilhoso romance de estreia de Jennifer Brown, me fez chorar e ficar depressivo por dias a fio!! O enredo não é nada fantasioso, e talvez seja por isto que fui pego de guarda baixa. O que aconteceu com Valerie Leftman, Nick Levil e seus outros tantos colegas pode acontecer com qualquer um, e quando ninguém menos espera. A mídia está rodeada de casos de jovens que, traumatizados pelo bullying que sofrem diariamente, revoltam-se contra o ambiente de ensino e causam dor a tantos outros, até mesmo a inocentes. Jennifer arriscou-se com o delicado assunto, e surpreendentemente saiu-se muito bem! Que sirva de aviso: este é um livro ultra denso, e se você não quer rever seus próprios conceitos e não curte se emocionar pra valer, passe longe de A Lista Negra! Resumindo, Sofia Coppola adoraria colocar as mãos num enredo desses! Rs. Taissa Farmiga e Evan Peters dariam um ótimo casal principal, até porque a química dos dois em American Horror Story é irresistível!

5: Jogador Nº 1, de Ernest Cline

Jogador nº 1Quando decidi ler Jogador Nº 1 não esperava nunca que fosse amar e me identificar com o livro tão fortemente. Sou fã declarado de uma boa distopia, mas junte a isto elementos dos anos 1980, jogos de computador, um ambiente que lembra muito o famoso Habbo e personagens nerds e o autor tem Vinícius Dias na palma da mão! Rs. Se você ainda não leu esta maravilha, é sério, compre imediatamente e se deixe levar pelo OASIS! Só mesmo loucos não verão toda a genialidade contida nesta Bíblia de pessoas anti-sociais! Hahaha. Jogador Nº 1 já nasceu clássico, e tem tudo o que é necessário para ser o Star Wars desta geração e até da próxima! E só para constar, Ernest Cline tem um talento singular para a escrita, e não aceitarei ninguém a não ser ele para escrever o roteiro do filme, caso um sinal verde venha a ser dado. Enquanto isso, torço para que, de alguma forma, Freddie Highmore seja escalado para interpretar Wade Watts nas telonas!

Para o post não ficar gigantesco, eu o dividi em duas partes: cinco livros hoje, mais cinco amanhã! Enquanto não revelo as outras obras-primas que, por motivos impossíveis de entender, ainda não passaram pelas telonas, me digam o que acharam das minhas escolhas nos comentários abaixo!

***E um brinde a uma nova fase aqui no Livros e Rabiscos!***