Suzanne Collins - A Esperança (Jogos Vorazes #3)

A Esperança
Título: A Esperança
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Gênero: Distopia
Nº de Páginas: 421
Ano: 2012
Avaliação: 
Skoob
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Não faz muito tempo desde que terminei Em Chamas, segundo livro da série Jogos Vorazes, e desde então, fiquei na maior expectativa para ler o terceiro e, consequentemente, descobrir como a melhor série literária infanto-juvenil dos últimos tempos iria terminar. E hoje estou aqui para dizer-lhes minhas últimas impressões a respeito de Panem e seus sádicos e mortíferos Jogos Vorazes...
Nas outras resenhas, deixei claro que logo que terminei os livros, fui correndo para o computador escrever minha opinião, com as ideias borbulhando em minha mente. Desta vez foi diferente. Eu precisei terminar o livro (o que fiz ontem), e ter uma boa noite de sono para registrar e ordenar as minhas ideias. Porque fiquei indeciso, sem saber se gostei ou não, e sem saber se aquele era mesmo o final ideal para a série...
Eu saí de um final infeliz recentemente, e neste caso, quase não foi diferente... Tive de amadurecer e reescrever a antiga resenha mil vezes, até chegar a esta. Porque a conclusão de A Esperança é diferente de tudo o que era esperado.
É claro que há centelhas de felicidade aqui e ali, e um fim satisfatório, mas o que pesou mesmo foram as trágicas mortes de alguns personagens. Alguns até mesmo ligados fortemente à protagonista. No início, achei tudo um completo e desnecessário absurdo. Pensei que Collins estava apenas jogando com os sentimentos do leitor, como George R. R. Martin costuma sempre fazer n'As Crônicas de Gelo e Fogo, sem dó nem piedade... Mas depois descobri que não é isso. A morte de uns e outros não afetou em nada o fim, mas outras (infelizmente indispensáveis), serviram para a protagonista, Katniss, finalmente lançar um maior olhar aos dois lados: o dos rebeldes e o da Capital. Os rebeldes estão realmente querendo ajudar? Ou apenas tentando tomar o lugar do Presidente Snow para seguirem com seus equivocados Jogos?
A Esperança foi uma verdadeira montanha-russa de emoções... A torcida pelo amor de Katniss e Peeta, aqui quebrado, as incessantes cenas de ação, que me deixavam com o coração na boca a todo tempo, e principalmente o receio... Você não sabia, a partir de determinado ponto, se um personagem vivia ou morria. Sentimentos e ação. O equilíbrio entre as duas coisas foi mantido genialmente, e, mesmo tendo um final que provavelmente fez milhares de fãs revoltosos, eu... Gostei. Rsrs... Não por causa da minha estranha predileção por coisas desagradáveis... Não. Porque não tinha como Collins terminar de outra maneira. Ah, vamos lá! Estamos falando dos Jogos Vorazes! Sacrifícios têm de ser feitos. E... E é isso. Dou cinco estrelinhas de coração (partido), e agora só sentarei e esperarei pelos filmes.
Tomara que sejam tão bons e envolventes quanto a trilogia literária...