Gillian Flynn - Garota Exemplar

Garota Exemplar
Título: Garota Exemplar
Autor(a): Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Gênero: Policial/ Suspense
Nº de Páginas: 448
Ano: 2013
Avaliação:  
Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Ler romances policiais não estava no meu plano este ano. Sei que tem gente que praticamente adora o gênero, mas infelizmente não vejo a graça na simplória e repetitiva narrativa em que, no início, alguém é assassinado e, durante o restante do livro, um casal dinâmico e fervilhando de tensão sexual tenta descobrir o assassino e, posteriormente, incriminá-lo. Vocês podem dizer que estou generalizando, mas 99,9% dos livros policias que li tem a mesma premissa! Então é claro que fiquei um pouco curioso para ler Garota Exemplar, presença constante nas listas de best-sellers mundiais, tão elogiado em resenhas de outros blogs por ser diferente de tudo que já foi lido do gênero anteriormente, e que a Intrínseca trouxe para os leitores brasileiros este ano. Mesmo com minha aversão imediata a romances policiais, algo naquela capa simples, mas misteriosa e tenebrosa me atraiu, e... E por que não!? Rsrs. Li o livro sem grandes prévios conhecimentos, e sugiro que você faça o mesmo. Assim, apimentará ainda mais as coisas...
“É um tanto perturbador recordar uma lembrança calorosa e sentir-se profundamente frio.”
Toda a confusão começa na manhã do quinto aniversário de casamento do infeliz Nick Dunne, em que, inexplicavelmente, sua mulher desaparece sem deixar rastros. A porta foi escancarada, a casa está revirada, há vestígios de sangue na cozinha, e nenhum sinal de Amy. Nick então aciona a polícia, contata os sogros e inicia uma irrefreável busca pela mulher que um dia chegou a amar, mas algo está notavelmente errado... Todas as pistas até então encontradas incriminam suspeitosamente Nick, que clama ser inocente, embora não ajude a si mesmo com as embromações e meias verdades ditas à polícia. Não demora muito até o caso de desaparecimento evoluir para assassinato e ganhar atenção da mídia nacional. Nick precisa descobrir o que está havendo antes que seja tarde demais e ele seja condenado por um crime que, de acordo com ele, não cometeu, mas a verdade é algo perigosamente espinhoso que poderá afetar a vida de todos os envolvidos no caso, sendo eles culpados ou não.
“Eu não costumo dizer as coisas em voz alta, mesmo quando deveria. Eu me contenho e compartimento a um ponto que chega a ser inquietante: no meu porão-barriga há centenas de garrafas de fúria, desespero, medo, mas você nunca diria isso ao olhar para mim.”
Alternando os capítulos entre o presente caótico de Nick e o diário secreto de Amy, por meio do qual ficamos sabendo da vida pessoal de ambos e a forma como o relacionamento ruiu, Gillian Flynn deixou chocado quem, como eu, esperava por aquele clássico romance policial com um começo, meio e fim satisfatórios, sem surpresas reais ou imprevisibilidade. Garota Exemplar é dividido em três partes, tão distintas entre si que acabam por afetar as personalidades dos personagens, o que ocasiona em vários "momentos chave", ao invés de apenas um no fim da trama. Nada acontece tradicionalmente ou ao acaso. Você pode estar a uma página de uma reviravolta que alterá o curso de toda a história e nem ter pistas sobre ela até o último segundo!! "Onde está Amy?", "O que fizeram com ela?", "Ela está viva?", "Nick está dizendo a verdade ou não?". Prepare-se, porque estes serão questionamentos frequentes durante a leitura! E, no fim, não fique surpreso por querer ser mais cauteloso com as pessoas com as quais convive!! Rsrs... Garota Exemplar é um romance original, perturbador e capaz de deixar qualquer um louco! Não é só o primeiro romance policial que realmente amei, mas também o melhor livro que li até agora em 2013.