Todo leitor passará por aquela fase em que não aguentará ver um livro na sua frente, por mais pequeno que seja. Isto geralmente ocorre nos fins dos anos, quando você chega em novembro e percebe que não quer fazer mais nada. Está cansado até a alma, e o entretenimento habitual que se costumava encontrar na leitura simplesmente desapareceu. É inacreditável, mas todo ano isto acontece comigo. É como se estivesse reabastecendo minhas reservas nos últimos três meses do ano, para em janeiro voltar a todo vapor. Não adianta tentar mudar a mim mesmo, e já nem insisto mais. Em outubro/ novembro/ dezembro eu não existo.
Mas some-se a isto a média ruim na escola, as cobranças de eu mesmo como blogueiro e até desilusões amorosas, e você tem uma bola de neve confusa e abstrata no fim das contas.
Estou fazendo o meu melhor para não abandonar o Skoob até janeiro de 2014, até porque estou cheio de livros de parceria atrasados e vários outros que comecei e não terminei. É só olhar minha estante com atenção para ver os marcadores despontando de cima a baixo. Sei que tenho minhas obrigações como blogueiro, mas minha missão nestas últimas semanas tem sido unicamente encontrar uma posição confortável com relação à leitura. Figurativamente falando, é claro. A partir de agora, só vou ler o que realmente me chama a atenção, e irei parar de desperdiçar meu tempo com livros que escolhi por serem pequenos para alimentar uma meta X no fim do ano.

Tem coisa melhor que se libertar das amarras a que você mesmo se impôs? Me sinto livre, leve e solto, e outros blogueiros que se cobraram tanto ao longo do ano devem fazer o mesmo! E povo, não se preocupe que o LER vai continuar movimentado! Obviamente não terá mais de cinco postagens por semana, mas também não será só uma. Decidi fazer algumas anotações sobre A Dança dos Dragões a cada 200 páginas (são pouco mais de 800), e com as leituras paralelas, resenha é o que não vai faltar! E, de vez em quando, soltarei uns textos reflexivos como este... Faz bem para mim mesmo e acho que outras pessoas poderão tirar proveito deles. Por enquanto é só! Um beijo e até mais!