David Nicholls - Um Dia

Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 416
Ano: 2011
Avaliação: 
Skoob
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com  a essência do amor e da própria vida.

Eu vivia prometendo a mim mesmo que "um dia" faria a resenha deste livro. Rsrs... Parece que o dia chegou, no fim das contas! Mesmo assim, ainda não construí uma opinião sólida a respeito do mesmo!
Um Dia conta a história de Dexter Mayhew e Emma Morley, dois jovens universitários que se conhecem na noite de formatura e dormem juntos. Dexter e Emma pensavam que o relacionamento seria um caso de uma só noite, mas estavam redondamente enganados! Eles seguem rumos diferentes após a faculdade, mas nunca deixam de se comunicar seja através de cartas ou telefonemas. Ambos se apaixonam, enfim, mas os empecilhos que a vida coloca em seus caminhos impedem que os mesmos fiquem finalmente juntos.
Bom, isso é o básico da história. Não posso fornecer mais informações a respeito, pois Um Dia é uma leitura imprevisível, quase impossível para se formular uma sinopse decente. É a vida de duas pessoas. E não há como resumir isto. Filosofias à parte, vamos ao que realmente importa...
No livro, cada capítulo é um novo ano na vida dos personagens. Vemos o tanto que eles mudaram, tanto profissional quanto pessoalmente, e isso é um grande atrativo no início, mas depois acaba se tornando cansativo. Você está numa determinada parte da história, louco para saber o que acontecerá em seguida e, no ato, o capítulo acaba e já pulamos para o ano seguinte, sem maiores detalhes do que houve na continuação daquela intrigante cena! Entendem o que quero dizer?
O livro também me deixou com receio... E triste. Percebi que o mundo lá fora não é apenas viagens, romance e loucura. Temos responsabilidades, o sério risco de passarmos por depressões tremendas, e a dor das perdas. Este é um ponto fraco no qual o livro me atingiu: odeio tomar decisões. Emma e Dexter têm de tomá-las a todo tempo, a cada página virada. E não tenho vergonha de dizer que... Este foi o único livro em toda a minha jornada literária em que chorei. E por chorar digo chorar mesmo. Não por sua conclusão, que por si só já é de arrancar boas lágrimas até dos mais céticos, mas pela abordagem da obra em si. Hoje enxergo a vida com uma ótica totalmente diferente, e tudo graças a David Nicholls! A toda hora ficava imaginando... E se fosse eu no lugar deles? Será que isso também acontecerá comigo quando eu me formar na faculdade? Onde estarei daqui a dez anos?
Não direi que Um Dia é o livro perfeito. Para mim, é um livro três estrelinhas. Há as lições de vida a serem levadas em conta mas, como já disse em outras resenhas e volto a repetir, não é meu tipo de narrativa favorita. Na maior parte do tempo eu apenas fiquei sonolento devido à narração interminável do cotidiano dos personagens... Embora eles sejam muito bem trabalhados, só para constar. No fundo no fundo, acho que só não dou mais uma estrelinha pelo orgulho ferido. Nunca chorei em nenhum filme do qual consiga me lembrar, muito menos com um livro! E não gostei da experiência. Gosto de leituras que me façam feliz, que me façam desfrutar do momento. Ficar deprimido não é minha coisa! Eu sou rabugento mesmo... Rsrs. Mas uma coisa agradeço ao autor: ele conseguiu expandir meus horizontes de um jeito que nenhum jamais conseguiu!

Assista abaixo ao trailer do filme: