J.K. Rowling - Morte Súbita


Morte SúbitaEditora: Nova Fronteira
Nº de Páginas: 504
Ano: 2012
Avaliação: 
Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos... Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas?

A interminável espera acabou!
Foi lançado este ano no Brasil, pela Nova Fronteira, o mais novo romance de J.K. Rowling, conhecida pelo público como a responsável pela bem-sucedida saga Harry Potter, e que recebeu o nome Morte Súbita (no original, The Casual Vacancy, ou A Fortuita Vaga, numa tradução literal).
Como muitos de vocês, sou um Potterhead e estava ansiosíssimo para ter em mãos mais uma criação da brilhante Joanne, e, como já previra (apesar de ainda ter ficado receoso, mas é normal, rs), não me decepcionei!! Minhas expectativas eram altas mesmo após ter lido a vaga sinopse, que tratava de uma cidadezinha do interior da Inglaterra que enlouquecia após a morte de seu mais bem apessoado cidadão, Barry Fairbrother, que era o alicerce que mantinha tudo em seus devidos lugares e impedia maiores conflitos de explodirem.
Não parecia algo muito especial vindo da autora de Harry Potter!! Hogwarts, vassouras voadoras, câmaras secretas, uma estação de trem oculta, enfim!! Depois disso tudo, Rowling retornava com um simples livro que tratava de uma briga política bem bobinha iniciada após a morte de um simples homem?
Era o que eu pensava antes de ser arrebatado pela trama!! Confesso que inicialmente meus piores temores ameaçavam se tornar realidade. Realmente não havia nada de muito especial ali, além da obra ser assinada por J.K. Rowling, mas, a partir do momento em que as intrigas familiares começam a surgir, fofocas passam a desencadear problemas cabeludos para incontáveis famílias e as facções políticas gladiam-se verbalmente pelo poder de Pagford, eu simplesmente não podia parar de ler, tanto que passei toda uma noite lendo o livro e ainda fui dormir já na manhã seguinte sem parar de pensar no que aconteceria em seguida!!
Nos últimos dias, minha vida resumiu-se à Pagford e seus amistosos (ou nem tanto) moradores! Você é capaz de ver cada nuance de seus próprios vizinhos ali, identificar-se com um dos muitos e bem detalhados personagens, e viver uma outra vida, normal como todas as outras, mas ainda assim com uma pitada de mistério extra!
Para entender Morte Súbita e passar por este turbilhão de emoções, bem como digerir a grande crítica que Rowling faz à sociedade hipócrita e egoísta atual, só lendo mesmo!! Não é algo que você poderá captar de uma resenha qualquer!
Rowling conseguiu, com Morte Súbita, afirmar que não foi apenas uma sensação momentânea com Harry Potter, mas é uma das mais brilhantes mentes da atualidade!
A única coisa, e a única mesmo, que me decepcionou um pouco no livro foi sua conclusão... Eu sabia que a mesma seria um tanto agridoce, mas ainda acho que a autora rumou para destinos um tanto trágicos demais, principalmente porque acabei me apaixonando inevitavelmente por quase todos os personagens e, bem, não muitos encontraram seu final feliz!! rs
De qualquer forma, estou agora mais otimista ainda para conferir novos romances da autora!!
E que mais arrebatadoras tramas venham, tanto adultas quanto infanto-juvenis!!