R. J. Palacio - Extraordinário

Extraordinário

Título: Extraordinário
Autor(a): R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Gênero: Drama
Nº de Páginas: 320
Ano: 2013
Avaliação:  
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Não sei se faz diferença ou não eu dizer, no início desta resenha, que tenho o costume de avaliar um livro primeiramente pela capa! Talvez sim, porque desta forma acabo afirmando que julgo inicialmente as pessoas pela aparência. Acho a beleza externa importante, mas no mesmo nível que acho a interna imprescindível. E Extraordinário é exatamente sobre isto.
"Este preceito significa que devemos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência." - Sr Browne
É sempre difícil resenhar um livro que você não só gostou muito, mas amou a níveis inimagináveis! O texto fica repetitivo, cheio dos mesmos adjetivos e dos mesmos elogios, e no fim você acaba vendo que, mesmo tendo feito algo que enjoa de tão doce, não conseguiu se expressar com a intensidade que queria! Temo que é isto que acontecerá nesta resenha! Eu não amei Extraordinário exatamente... Esta não é sequer a palavra certa! O sentimento foi mais profundo que isto!! Houve química, interação, aceitação, entre cada um dos personagens narradores e eu, leitor. Exagero!? Nem um pouco!! Este só é um livro nada menos que "extraordinário"!! Rsrs...
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." - Auggie
Tragédias e outras coisas tristes são o que vendem, infelizmente, e eu tendo a ignorar tal tipo de livro, pelo apelo comercial demais e às vezes até desrespeitoso com relação ao problema, como se alguém com uma doença grave nunca pudesse se curar e, no fim, ter de morrer inevitável e dramaticamente. Era o clichê que pensava me esperar em Extraordinário: nada mais que o cotidiano triste de um garoto que nasceu com uma terrível deformidade facial (o August Pullman, ou apenas Auggie para íntimos), e que agora, já adolescente, deverá frequentar a escola pela primeira vez... Será que os outros rirão dele? Será que serão compreensivos e reservados e o deixarão quieto? Será que tentarão ser seus amigos, verdadeiramente ou apenas por pena? E foi aí que meu julgamento pela capa - e principalmente pela sinopse - me enganou! Extraordinário tem seus momentos tristes e até melancólicos, mas como qualquer outro livro. Na verdade, o conforto e a felicidade em lê-lo é tão grande que, quando você percebe, já acabou!
"O legal de crianças pequenas é que elas não dizem coisas para tentar magoar você e, mesmo que às vezes façam isso, não sabem o que estão falando. Quando elas crescem, por outro lado... sabem muito bem o que estão dizendo." - Auggie
Eu tenho alguns problemas de auto-estima às vezes, como todo mundo, acho, mas nada comparado ao Auggie. Como o rosto dele é não importa. O intuito de R. J. Palacio não foi chocar ou fazer chorar - embora eu tenha deixado marcas de lágrimas por todo o livro mesmo assim - mas sim ensinar respeito e, principalmente, gentileza! A maioria de nós é gentil, claro, mas custa ser gentil um pouco mais que o necessário? É esta gentileza a mais que pode fazer a diferença às vezes! Vocês devem me achar um chorão, não é? Admito que sou um pouquinho sim, afinal ninguém é de ferro, muito menos garotos!! Rsrs... Mas sei que, no fundo, todos temos uma parte vulnerável que é sempre tocada por um livro desta magnitude e profundidade.
"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." - Sr. Buzanfa
Não tenho um rosto como o do Auggie, mas isto não me impediu de sentir sua exclusão, nem a vergonha que a irmã Via sente às vezes, ou a dor a que os pais se submetem sempre que o filho caçula têm de passar por uma nova cirurgia de correção facial. Aaah!!! Palavras nunca serão suficientes para eu me expressar com relação a este livro! Se houvesse um jeito de eu derramar meu coração e sentimentos nesta página da internet, eu o faria, mas sabemos que é algo impossível!! Porém, saibam que dei meu melhor, e que Extraordinário é um livro que todos devem ler: crianças, adolescentes e adultos!