Daniel Glattauer - @mor (Emmi & Leo #1)

@mor
Título: @mor
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Gênero: Romance
Nº de Páginas: 188
Ano: 2012
Avaliação: 
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro.

Com a banalização dos gêneros literários e os autores sempre batendo nas mesmas teclas, raramente conseguimos encontrar um livro que traga uma sinopse relativamente original e chamativa. Basta comparar suas experiências de leitura de quatro, cinco anos atrás com as de agora. Este ano estou literalmente à caça de favoritos, e como a maioria dos gêneros aos quais estou acostumado estão saturados, está valendo de tudo, inclusive o gênero textual e-mail! Nunca tinha lido nenhum livro cujos fatos se desenrolassem só através das tão utilizadas mensagens instantâneas, e decidi me arriscar com @mor, do sueco?, alemão?, austríaco? Daniel Glattauer. Juntos, a capa (aquela que traz os dois laptops um de frente para o outro, não a nova), unida à original sinopse e às críticas imbatíveis, formam um trio impossível de ser ignorado!
@mor é a narrativa romântica de Leo Leiker e Emmi Rothner, que se conhecem acidentalmente por meios virtuais e passam a trocar e-mails cada vez mais reveladores, sobre seus cotidianos, famílias ou problemas pessoais, e, ao longo do tempo, acabam de certa forma se apaixonando. Resumidamente, o livro é isto. Na verdade, o que eu descrevi não é sequer uma prévia breve. É o livro em si. Ele é simples, curto e relatado através de e-mails. E você pensará, como eu pensei, que deve ser fácil se deixar levar pela narrativa, mas é só chegar ao décimo ou décimo quinto e-mail que ficará evidente que aquilo não desembocará em lugar algum.
@mor foi um livro que me frustrou tanto, mas tanto, que... Aahhh!!! Nem sei como tive ânimo para terminar! São menos de 200 páginas, mas o tal romance se arrasta ao ponto de você cochilar e perceber, tarde demais, que está babando em cima da página! Literalmente. Sabe aquele vai-não-vai que dá vontade de atirar o livro longe e mandar o autor e os personagens para... Bem, não vou terminar a inapropriada sentença! Mas foi exatamente assim que me senti! E nem comento o fim! O livro até poderia ganhar duas (estourando três) estrelinhas minhas, mas depois daquele fim... Na-na-ni-na-não! É claro que teve gente que leu e amou, afinal opinião cada um tem a sua, então não me apedrejem por dar a minha, mas @mor (para não dizer que foi uma completa perda de tempo) infelizmente não me desceu! A sequência já está até riscada da lista...
Quem gostou e leu também o segundo, comente por favor aqui em baixo me dizendo como todo esse mimimi acaba?