Novidade: Armada, de Ernest Cline

Jogador Nº 1 foi uma das mais agradáveis surpresas que tive com a literatura ano passado, e desde então estive bem ansioso por Armada, segundo livro do mesmo autor, infelizmente previsto para ser lançado apenas em junho de 2014. Jogador Nº 1 é uma interessante distopia, de narrativa ágil e repleta de menções ao mundo nerd, e espero que, após lerem minha resenha, todos sintam vontade de lê-lo, porque é um dos melhores livros escritos em nosso tempo, isto posso garantir!
Armada pelo visto seguirá a mesma linha do primeiro livro do Ernest, e apesar de não ser uma sequência, trará algumas das características que já identificamos de prontidão como sendo do autor: um protagonista viciado em jogos de computador e menções a elementos importantes que os nerds cultuam, como Stars Wars e Space Invaders. A capa e a sinopse (em inglês) foram divulgadas, e só me deixaram mais impaciente na espera por esta futura obra-prima!

Zack Lightman is daydreaming through another dull math class when the high-tech dropship lands in his school's courtyard-and when the men in the dark suits and sunglasses leap out of the ship and start calling his name, he's sure he's still dreaming.
But the dream is all too real; the people of Earth need him. As Zack soon discovers, the videogame he's been playing obsessively for years isn't just a game; it's part of a massive, top-secret government training program, designed to teach gamers the skills they'll need to defend Earth from a possible alien invasion. And now…that invasion is coming.
As he and his companions prepare to enter their ships and do battle, Zack learns that the father he thought was dead is actually a key player in this secret war. And together with his father, he'll uncover the truth about the alien threat, race to prevent a genocide, and discover a mysterious third player in the interplanetary chess game he's been thrown into.

Tradução: Zack Lightman está devaneando durante outra chata aula de matemática quando uma tecnológica nave aterriza no jardim de sua escola, e dois homens de terno e óculos escuros descem e começam a gritar seu nome, mas ele tem certeza de que tudo é um sonho.
Mas o sonho é bem real: as pessoas da Terra precisam dele. Como Jack descobre, o videogame que ele tem jogado obsessivamente por anos não é só um jogo: é parte de um ultra secreto programa do governo designado para ensinar a jogadores as habilidades que eles precisarão para defender a Terra de uma possível invasão alienígena. E agora... A invasão está chegando.
Enquanto ele e seus companheiros preparam-se para decolar e iniciar a batalha, Zack descobre que o pai que ele pensou ter morrido na verdade é uma peça-chave nesta guerra secreta. E junto a ele, Zack irá descobrir a verdade sobre a ameaça alienígena, tentará impedir um genocídio, e descobrirá um misterioso terceiro jogador no xadrez interplanetário no qual ele foi colocado.