Retrospectiva Literária 2011

Oi, gente!
Este é o primeiro ano que participo do questionário literário proposto pelo blog Pensamento Tangencial, e digo que valeu muito a pena! Além de relembrar as leituras queridinhas do ano e de me divertir respondendo às curtas e diretas perguntas, o questionário só me fez adicionar outro blog literário à minha lista de favoritos, principalmente porque a dona do blog é viciada em A Guerra dos Tronos, como eu!
Sem mais enrolação, aqui vai...

Criado pelo blog Pensamento Tangencial
01. O livro infanto-juvenil que mais gostei: Gone - O Mundo Termina Aqui, de Michael Grant.

02. A aventura que me tirou o fôlego: A Pirâmide Vermelha, de Rick Riordan. 

03. O terror que me deixou sem dormir: Nenhum terror me deixa sem dormir, porque já sou vacinado contra livros e filmes do gênero, mas, de qualquer forma, só li apenas um relacionado ao tipo este ano, e é Carrie - A Estranha, do ilustre Stephen King.

04. O suspense mais eletrizante: Também não li nenhum suspense relevante este ano, e estou em dúvida entre três livros (que nem sequer são realmente do gênero, mas aproximam-se bastante), que são Cidade dos Ossos, Antes Que Eu Vá e... Gossip Girl? Bem, não consegui pensar em nada mais, e Gossip Girl têm um certo mistério a respeito de quem é a postadora do blog, embora eu praticamente odeie os livros (não a série). Ah, vai Cidade dos Ossos mesmo!

05. O romance que me fez suspirar: Antes Que Eu Vá!? Bem, não sou muito de suspirar por romances...

06. A saga que me conquistou: Preciso mesmo dizer? Vocês devem saber, mas aqui vai mesmo: As Crônicas de Gelo e Fogo, do cultuadíssimo George R. R. Martin!

07. O clássico que me marcou: Dizer que não li nenhum clássico este ano seria mentira (graças às propostas literárias de minha professora de português), e, entre A Mala de Hana e A Moreninha, fico com A Mala de Hana (obviamente). Mas não se enganem! Isso não me marcou coisa alguma!

08. O livro que me fez refletir: Diário de uma Paixão, do Nicholas Sparks (se bem que o filme me fez refletir mais que o livro, mas tudo bem).

09. O livro que me fez rir: Bloodlines, da Richelle Mead. Não me fez rir exatamente, mas as passagens do Adrian Ivashkov são hilárias!

10. O livro que me fez chorar: Vale de raiva? Porque eu quase chorei de raiva no fim de A Fúria dos Reis, do George R. R. Martin.

11. O melhor livro de fantasia: A Guerra dos Tronos novamente. Viva Martin!

12. O livro que me decepcionou: Chama Negra, da série Os Imortais, da Alyson Nöel. 

13. O livro que me surpreendeu: Só pra não falar A Guerra dos Tronos novamente, vou na onda d'O Herói Perdido. Eu não boto muita fé em spin-offs, mas este (da série Percy Jackson), realmente me surpreendeu!

14. A frase que não saiu da minha cabeça: "Fazer o quê? Eu tenho uma infeliz queda por aleijados, bastardos e coisas quebradas.", do Tyrion Lannister (As Crônicas de Gelo e Fogo).

15. O (a) personagem do ano: Myrnin, da série Os Vampiros de Morganville. Sinceramente, eu ainda espero que este vampiro cientista louco fique com a Claire, apesar de apoiar totalmente o Shane!

16. O casal perfeito: John (Número Quatro) e Maren Elizabeth (Número Seis), da série Os Legados de Lorien.

17. O (a) autor (a) revelação: Becca Fitzpatrick ou George R. R. Martin? Hum... Vamos variar um pouco, né? Vai Becca Fitzpatrick! 

18. O melhor livro nacional: O-oh. Me pegou. Digamos que o melhorzinho foi Fazendo Meu Filme, da Paula Pimenta, e olhe lá!

19. O melhor livro que li em 2011: A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin. Sério, quantas vezes vou ter de responder a isso??

20. Li em 2011: Preciso mesmo contar? Rsrs. Falando sério, acho que em torno de 80 ou 90. 

21. A minha meta literária para 2012 é: Mais de 200 livros!

E é isso! Espero que tenham gostado, e, novamente, um FELIZ 2012!
Abraço!

...c u soon,
vdc