Lissa Price - Starters

StartersEditora: Novo Conceito
Nº de Páginas: 368
Ano: 2012
Avaliação: 
Skoob
Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando a Guerra de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é a Prime Destinations, um lugar perturbado em Beverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Velho. Ele aluga corpos adolescentes aos Enders - idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver, concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir - e que os planos da Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca poderia ter imaginado...

Não sei se todos vocês sabem, mas distopia está empatada com literatura fantástica no topo dos meus gêneros favoritos, e esta em especial me chamou a atenção como nenhuma outra, devido, digamos, à inteligente estratégia de marketing da Novo Conceito na época de seu lançamento! Chegaram até mesmo a lançar um jogo interativo no Facebook para publicizar o livro!! Ok, era uma simples adaptação do Street Views do Google Maps, mas ainda assim um jogo! rs. Uma pena não tratarem lançamentos nacionais com a mesma pompa... Mas não estou aqui para falar disso. Vamos logo ao livro!
Espero não estar enganado, mas é o romance de estreia da Lissa Price, e, se este é seu pontapé inicial, mal posso esperar para conferir o que virá em seguida! Starters não é uma distopia muito diferente de outras: num futuro próximo, o mundo (ou mais especificamente os Estados Unidos) sofreu um grande impacto após o que ficou conhecida como a Guerra dos Esporos, que dizimou toda a população entre 20 e 60 anos. O que restou da imperial América foram então adolescentes sem pais e leis, vagando pelas ruas desertas e sendo expostos à violência de uma situação de tal magnitude, e, claro, os velhos ricos e consumistas que continuaram a seguir suas vidas como se nada tivesse acontecido.
O livro foca-se em Callie, uma Starter (convencionou-se que os jovens chamariam-se Starters e os velhos, Enders) que vive num prédio abandonado na bruta Los Angeles com o irmão doente, Tyler, e Michael, seu melhor amigo, ao lado de outras crianças desabrigadas. Callie encontra uma chance de virar o jogo e voltar a ter a vida que antes tinha quando toma conhecimento da Prime Destinations, uma empresa ultra-moderna e apoiada pelo Governo que "aluga" os corpos de Starters doadores para Enders que desejam viver a juventude novamente. O pagamento é astronômico, ao menos na perspectiva de Callie, e ela precisa do mesmo para tratar da doença pulmonar do irmão e comprar uma casa. O contrato é assinado e Callie está pronta para ser alugada.
Só que algo sai terrivelmente errado, e a Starter acorda em seu próprio corpo, vivendo a vida absurdamente rica de sua locadora, que, por uma alteração no chip inserido em sua cabeça, alerta-a expressamente para ficar o mais longe possível da Prime. Inicialmente a Starter pensa que todas as teorias da conspiração de sua hospedeira são bobagens de uma Ender maluca devastada pela dor da perda, mas sua vida fatídica de riquezas está fadada a desmoronar. Logo, Callie se vê presa num grande complô do Governo que poderá custar, literalmente, a vida de todos os jovens desabrigados em benefício dos idosos ricos. Não demorará para Callie questionar se sua decisão de entregar seu corpo aos cuidados da Prime foi a coisa mais sábia que já fez.
Esta é uma distopia diferente das outras que li. Ainda têm jovens lutando por suas vidas e contra o habitual Governo autoritário e injusto, mas a novela poderia passar facilmente por um romance policial, e dos bons!! O enfoque da autora, ao menos neste primeiro livro, é desmascarar as operações secretas da empresa, que, como um organismo vivo, torna-se a grande vilã da história, de modo que a classificação da estória em apenas um gênero é um tanto quanto superficial.
A protagonista não é como outras de séries semelhantes, que parecem ter passado por uma lavagem cerebral para aceitar o novo mundo em que convivem do jeito que ele é. Na verdade, Callie desde o início discorda do rumo que as coisas seguiram após a Guerra dos Esporos, e rumina em seu interior o desejo de reverter a crítica situação. Em outras palavras, Callie é forte e decidida, e uma protagonista de ponta!! Lissa decididamente fez um ótimo trabalho na condução dos fatos, o que não quer dizer que o livro seja perfeito em todos os momentos, mas que tem fins que justificam os meios.
Para concluir, digo que não é o melhor do gênero que já li, mas certamente valeu a pena!! Indico a quem está procurando por uma ótima distopia, e tem preguiça de acompanhar séries grandes demais! Creio que só há mais um volume depois deste. Espero. rsrs.