Progressos da missão "Amando os Livros Novamente"


Todo leitor passará por aquela fase em que não aguentará ver um livro na sua frente, por mais pequeno que seja. Isto geralmente ocorre nos fins dos anos, quando você chega em novembro e percebe que não quer fazer mais nada. Está cansado até a alma, e o entretenimento habitual que se costumava encontrar na leitura simplesmente desapareceu. É inacreditável, mas todo ano isto acontece comigo. É como se estivesse reabastecendo minhas reservas nos últimos três meses do ano, para em janeiro voltar a todo vapor. Não adianta tentar mudar a mim mesmo, e já nem insisto mais. Em outubro/ novembro/ dezembro eu não existo.
Mas some-se a isto a média ruim na escola, as cobranças de eu mesmo como blogueiro e até desilusões amorosas, e você tem uma bola de neve confusa e abstrata no fim das contas.


Estou fazendo o meu melhor para não abandonar o Skoob até janeiro de 2014, até porque estou cheio de livros de parceria atrasados e vários outros que comecei e não terminei. É só olhar minha estante com atenção para ver os marcadores despontando de cima a baixo. Sei que tenho minhas obrigações como blogueiro, mas minha missão nestas últimas semanas tem sido unicamente encontrar uma posição confortável com relação à leitura. Figurativamente falando, é claro. A partir de agora, só vou ler o que realmente me chama a atenção, e irei parar de desperdiçar meu tempo com livros que escolhi por serem pequenos para alimentar uma meta X no fim do ano.
Comecei a ler A Dança dos Dragões, do George R. R. Martin, simplesmente o maior da série As Crônicas de Gelo e Fogo até agora, e não irei terminá-lo em menos de um mês, e estou feliz com isto. Sei das minhas limitações, e estou exausto de ficar lendo todo o dia mais de 100 páginas para manter um padrão semanal de resenhas. Sou leitor como qualquer um de vocês, e não é por ser blogueiro literário que deva me tornar o Super-Homem da Leitura. É claro que o blog não ficará acumulando poeira! Tenho várias leituras paralelas (os tais livros inacabados), e à medida que avanço com A Dança dos Dragões, vou tentar revisitar algumas outras histórias também. Hoje inclusive vou aproveitar que amanhã não tenho aula e passarei a noite inteira lendo Terra do Gelo, terceiro da série Rangers - A Ordem dos Arqueiros!
Tem coisa melhor que se libertar das amarras a que você mesmo se impôs? Me sinto livre, leve e solto, e outros blogueiros que se cobraram tanto ao longo do ano devem fazer o mesmo! E povo, não se preocupe que o LER vai continuar movimentado! Obviamente não terá mais de cinco postagens por semana, mas também não será só uma. Decidi fazer algumas anotações sobre A Dança dos Dragões a cada 200 páginas (são pouco mais de 800), e com as leituras paralelas, resenha é o que não vai faltar! E, de vez em quando, soltarei uns textos reflexivos como este... Faz bem para mim mesmo e acho que outras pessoas poderão tirar proveito deles. Por enquanto é só! Um beijo e até mais!